Purificador de água

Tudo o que você precisa saber sobre o purificador de água

Purific
Escrito por Purific em 29 de março de 2021
Tudo o que você precisa saber sobre o purificador de água
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Manter a saúde em dia é uma obrigação de todos nós e deve ser sempre uma prioridade. E, sem dúvida alguma, um dos cuidados básicos para que possamos garantir isso é fazer a ingestão de água de forma adequada todos os dias. É exatamente por essa razão que é preciso ter atenção especial com a qualidade da água que ingerimos. Uma água saudável é a totalmente livre de micro-organismos.

Então, na hora de pensar em uma água limpa, pura e de qualidade, considere o investimento em um purificador de água, que seja prático e fácil de usar. Os purificadores são grandes aliados na sua rotina e na sua saúde.

E em tempos de extremo cuidado com a higiene e a hidratação, esses aparelhos têm ganhado ainda mais espaço nas residências e nas empresas. Devido a tantas opções no mercado, é comum ficar com dúvidas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo para você ficar por dentro de tudo e escolher o melhor purificador! Acompanhe e aproveite a leitura!

Por que é importante hidratar o corpo?

Você sabia que quando nascemos 90% do nosso organismo é constituído de água? É isso mesmo. Já na fase adulta, cai para 60% e vai para 70% na adolescência. Depois dos 60 anos de idade, temos pouco mais de 50% de água no nosso corpo. Isso tudo faz parte do processo natural de envelhecimento.

A água representa 70% da massa do corpo humano, por isso é tão fundamental beber água várias vezes por dia para garantir a hidratação. Quando não ingerimos água, imediatamente alguns sintomas de desidratação aparecem:

  • Perda de 1% a 5% de água: sede, franqueza e pulso acelerado;
  • De 6% a 10% de água: visão turva, dor de cabeça e fala confusa;
  • Perda de 11% a 12% de água: delírio, língua inchada e complicações mais severas que podem levar até à morte.

É importante ressaltar que uma pessoa pode suportar até 50 dias sem ingerir alimentos, mas somente 4 dias sem tomar água, e ainda assim ficaria com sequelas drásticas. Portanto, ingerir todos os dias a quantidade adequada de água é um dos cuidados mais simples para manter a saúde em dia.

Lembrando que o volume de água sempre vai depender de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício feita até a temperatura do ambiente. E, para garantir uma hidratação correta, a qualidade da água é fundamental, sempre livre de micro-organismos nocivos à saúde.

A água da torneira não é confiável?

Na água da torneira, há muitos contaminantes:

  • Resíduos do processo de tratamento (cloro, flúor e metais pesados);
  • Contaminantes que estão presentes e não estão na portaria vigente (resíduos de fármacos e pesticidas da agricultura);
  • Contaminação durante a distribuição na rede (ferrugem, lodo, algas);
  • Contaminação na nossa caixa de água (trihalometanos, fungos, bactérias).

Além disso, hoje em dia, encontramos em qualquer supermercado uma imensa variedade de águas engarrafadas, mas é preciso lembrar que muitas delas liberam substâncias para a água, como: hormônios e xenoestrôgeno (substância produzida em laboratório e que está presente em vários produtos, trazendo grandes riscos à saúde).

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), verificou um índice muito alto de contaminação (40%) pela bactéria Pseudomonas aeruginosa em garrafas e galões de água vendidos no país.

Então, a melhor solução é ter o seu purificador para beber uma água livre de tudo o que prejudica sua saúde. Mas você deve estar se perguntando agora: como o purificador se diferencia do filtro? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico para tirar todas as suas dúvidas!

Quais são as diferenças entre filtro e purificador de água?

Você está em dúvida entre filtro e purificador? Então chegou o momento de conhecer as diferenças entre eles e, sobretudo, os benefícios que os aparelhos oferecem para a sua rotina diária.

Bom, o filtro está disponível desde os mais simples — os tão conhecidos filtros de barro — até os filtros mais elaborados — como os de galão ou de torneira. Mas, de modo geral, o filtro funciona com a utilização de uma vela instalada no seu centro que faz o trabalho de retirada das impurezas sólidas e mais simples de remover, que estão presentes na água, como as sujeiras da tubulação.

O purificador, por sua vez, conta com um sistema bem mais elaborado que faz a purificação intensa da água e tem tecnologias que conseguem reduzir bactérias, cloro e demais impurezas que ficam nas redes de abastecimento das cidades, mesmo depois de passar por todo o processo do sistema de tratamento. É por isso que os purificadores são considerados grandes aliados para a saúde.

Então, em resumo, enquanto o filtro tem a função de filtrar as impurezas, o purificador tem o poder de reter partículas, bactérias e o cloro, assegurando uma limpeza completa da água. Como ele tem mais elementos e finalidades em sua composição, consegue entregar água purificada de verdade.

Mas, para garantir tudo isso, é preciso checar o produto na hora da compra para ter certeza de que ele conta com o selo de certificação do Inmetro, pois esse selo prova que ele tem capacidade de oferecer uma água realmente saudável.

É preciso fazer a troca do refil?

É necessário fazer a troca do refil. Se ela não for feita no tempo certo, o refil não apresentará mais eficiência na remoção de contaminantes; as partículas que ficaram adsorvidas no carvão poderão de soltar e ir para a água purificada; haverá diminuição da vazão de operação, além, é claro, do risco de não estar mais tomando água purificada.

Cada refil vai ter uma vida útil diferente, e o fabricante deve especificar no manual de instruções. Geralmente, mede-se essa vida útil em litros, assim a cada X litros o refil terá que ser trocado para continuar garantindo uma água de qualidade.

Os refis da Purific, por exemplo, têm capacidade para filtrar 600 litros de água. Em geral, a troca tem que ser feita a cada seis meses, no entanto, esse intervalo pode sofrer variações de acordo com a intensidade de uso e quantidade de pessoas.

Vale destacar que todos os refis da Purific regulam o pH da água, elevando o pH em média para 7 a 7,5, e isso acontece graças ao carvão ativado com prata que ajuda a regular o pH.

Mas, afinal, o que é pH da água? O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, e o pH ideal para a nossa saúde é acima de 7, sendo superior ao do corpo humano. De 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a melhor água para a nossa saúde.

A água alcalina pode ajudar a fortalecer a imunidade. Além disso, é capaz de melhorar a estrutura óssea, de diminuir a incidência de cálculos renais, melhorar o controle de diabetes, melhorar a hidratação do seu organismo e oferecer mais disposição ao longo do dia.

Onde colocar o purificador de água?

Você pode colocar os purificadores em cima da bancada, da mesa ou da prateleira, ou ainda na própria geladeira utilizando uma jarra prática purificadora, para facilitar o acesso à água de qualidade.

Também é possível se livrar da mesmice e instalar o aparelho em outros ambientes, como no escritório, nas áreas externas (churrasqueiras e varandas cobertas), na sala de estar, enfim, onde você desejar ter água limpa e purificada por perto. Você também pode levar seu purificador portátil sempre com você ao adquirir um squeeze, por exemplo.

Como escolher o melhor purificador de água?

Muitos pensam que o fato de ser um purificador já é o suficiente para garantir água pura. Mas muitos se enganam, pois é preciso analisar os critérios que asseguram a qualidade da água.

O Inmetro, a partir de 2010, iniciou um controle da qualidade dos purificadores vendidos no mercado. O instituto mede um total de três critérios: redução de cloro, retenção de partículas sólidas e eficiência bacteriológica.

Logo, é imprescindível que esses critérios estejam aprovados no selo do Inmetro, pois com essas aprovações é mais fácil e confiável adquirir o purificador de água.

Mas o que são esses critérios, afinal?

Vamos explicar cada um deles. Confira!

  • Redução de cloro: são 3 níveis (C-I a C-III) e eles mostram a porcentagem de retenção de cloro. É importante deixar claro que a classificação precisa ser C-I (acima de 75%) para garantir que o purificador tem eficácia na retirada do cloro da água;
  • Retenção de partículas sólidas: a função é retirar ferrugem, limo e barro que vêm das tubulações da casa ou do lugar onde se instalou o purificador;
  • Eficiência bacteriológica: verifica se o purificador realmente elimina as bactérias da água.

Os purificadores da Purific têm todos esses critérios aprovados. A Purific tem a missão de superar os padrões de qualidade da água potável que a Organização Mundial da Saúde impõe, e já superou dezenas desses padrões. Tudo isso comprovado em várias Universidades não só no Brasil, mas também no exterior. 

Quais são os contaminantes removidos?

Veja, abaixo, os contaminantes que os purificadores Purific conseguem remover:

  • Cloro Livre – 99%;
  • Vírus e Bactérias – 99%;
  • Metais Pesados – 90%;
  • Ferrugem – 90%;
  • Algas – 90%;
  • Fármacos – 90%;
  • Pesticidas – 80%;
  • Nitratos – 80%;
  • Trihalometanos – 80%;
  • Flúor – 80%.

Como a Purific acredita que a qualidade de um produto está relacionada a pesquisas científicas, ela mantém um projeto de parceria público/privada com uma das melhores Universidades do País — a Universidade Estadual de Maringá —, onde mais de 40 cientistas têm pesquisas voltadas para redução de contaminantes presentes na água de várias partes do mundo. Portanto, os produtos Purific contribuem para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Bom, agora você já sabe tudo o que precisa para comprar o seu purificador e garantir a melhor água para você e sua família, além de deixar sua cozinha ainda mais elegante e prática. Não deixe de garantir imunidade e de cuidar da sua saúde, afinal, ela é seu bem mais precioso.

E aí, gostou de saber mais sobre o purificador de água? Quer conhecer os nossos produtos para levar o melhor da água para sua casa? É só clicar aqui!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *