Purificador de água

Filtro ou purificador? Qual é a diferença?

Purific
Escrito por Purific em 5 de abril de 2021
Filtro ou purificador? Qual é a diferença?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ter uma boa rotina de atividades físicas, comer alimentos saudáveis e fazer exames periódicos são atitudes muito relevantes para quem sabe da importância de cuidar da saúde e do bem-estar. Mas uma das coisas mais importantes para garantir o cuidado com a sua saúde é beber uma água livre de impurezas. E infelizmente muitas pessoas não consideram isso.

Muitos até sabem sobre a necessidade de beber água tratada. Mas a maioria das pessoas tem muitas dúvidas na hora de escolher entre um filtro e um purificador de água.

Por isso, hoje, vamos falar sobre esses dois utensílios importantes e mostrar as diferenças entre eles! Acompanhe o texto e aproveite a leitura!

O que é filtro de água?

Os filtros são mecanismos que retêm impurezas e detritos em suspensão presentes na água que chega até às nossas torneiras. Esses equipamentos são muito simples, já que usam apenas uma vela central para deter a sujeira acumulada na água. Os filtros são produzidos com vários materiais, como plástico, aço inox e até mesmo o barro.

Apesar de esses instrumentos serem mais baratos, eles são menos eficientes e confiáveis que os purificadores de água. Os filtros não são capazes de eliminar micro-organismos como bactérias. Além disso, não conseguem diminuir a quantidade de cloro que fica na água. Agora, vamos conhecer o purificador para entender a diferença entre os dois produtos.

O que é purificador de água?

Os purificadores de água são equipamentos modernos que contam com vários mecanismos eficazes para a realização de uma limpeza realmente completa da água. Por meio desses mecanismos de purificação, a água recebe um tratamento completo que vai muito além da simples filtragem.

O purificador tem um sistema que faz a purificação intensa da água, contando com tecnologias que retêm o cloro, as bactérias e demais impurezas que ficam nas redes de abastecimento.

Então, se você quer ter segurança na hora de consumir água, é preciso escolher os purificadores, que são os melhores para o tratamento efetivo da água.

Qual é a diferença entre o filtro e o purificador de água?

Os purificadores de água contam com um sistema mais complexo e eficiente que os filtros tradicionais. Por isso são muito mais seguros.

Os filtros têm um sistema simples de limpeza da água. Afinal de contas, ele usa um elemento filtrante apenas para reter os resíduos sólidos. Mas acontece que existem muitas outras substâncias que prejudicam a saúde. Essas substâncias permanecem na água e as pessoas acabam ingerindo.

Já os purificadores, além de reterem os detritos sólidos por meio de um elemento filtrante, também usam outros recursos para purificar a água. Entre os recursos, está a tecnologia de absorção de contaminantes e trocas iônicas e os raios ultravioletas que acabam com muitos micro-organismos.

Então, enquanto o filtro faz apenas a filtragem das impurezas, o purificador retém partículas, bactérias e o cloro, garantindo uma limpeza completa da água. Como o purificador tem mais elementos e finalidades em sua composição, ele é capaz de entregar água purificada de verdade.

Portanto, os purificadores de água são muito mais eficazes que os filtros, pois além de reterem os resíduos sólidos, também acabam com as bactérias e ainda reduzem os índices de cloretos, metais pesados e sais. Além disso, os purificadores também acabam com os odores desagradáveis e deixam a água segura e saudável.

Hidrate seu corpo e sua saúde

O nosso corpo tem entre 60 a 70% de água, isso dependendo da idade. Um bebê chega a ter 80%, enquanto um idoso tem, em média 58%. Isso mostra como a água é importante para nós e como devemos nos hidratar.

O nosso sangue, por exemplo, é composto em média por 80% de água e, por ele, que os nutrientes caminham pelo nosso corpo, levados pela água.

Hidratar o nosso corpo é importante para manter tudo funcionando direitinho. Um corpo desidratado é sinônimo de problemas como:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Sonolência
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Convulsões

E em casos graves, a desidratação pode nos levar a morte. A importância da água no nosso corpo pode ser vista em relação a quanto tempo podemos ficar sem.

Uma pessoa pode ficar semanas sem comer alguma coisa, mas ficar cinco dias sem água pode causar a morte.

E já que ficou registrado que a hidratação é importante, melhor ainda é fazer isso com água de qualidade, água purificada, não é mesmo? A água da torneira, por exemplo, não é indicada e vamos te explicar porque no tópico seguinte.

Por que eu não posso tomar água da torneira?

Tomar água da torneira é muito comum em outros países, inclusive nos Estados Unidos, ela é de graça nos restaurantes. Mas no Brasil essa prática não é comum, mesmo dentro de casa.

Isso acontece porque muitas regiões não têm um sistema de saneamento básico eficiente e, a falta de manutenção e limpeza nas caixas d’água das casas, também contribui.

A água que chega a torneira de casa pode ter sido contaminada nas tubulações antigas das cidades também.

Por isso, mesmo que a água tenha sido tratada em uma estação é indicado que você a purifique antes de beber.

Como garantir água sempre limpa?

Para ter uma água sempre limpa é essencial recorrer, dentro de casa, a mecanismos capazes de purificá-la antes de chegar às torneiras.

Por isso, os purificadores de água se tornaram um aparelho importante dentro de casa para levar saúde para você e sua família.

 Os purificadores são mais eficientes do que os filtros tradicionais. Quer ver um exemplo? Os filtros não eliminam cloro e bactérias da água, enquanto os purificadores da Purific eliminam 99,99% de cloro, bactérias e vírus.

A Purific conta com sete modelos de refis, cada um com um nível de purificação que atenda melhor suas necessidades.

Os purificadores eliminam odores, retêm metais pesados, fármacos, pesticidas, algas, microrganismos. Tudo isso na missão de te entregar uma água extremamente potável.

Mas os purificadores da Purific ainda te entregam uma água levemente alcalinizada, que é boa para saúde, além de outros fatores que beneficiam a saúde como a condutividade dela, a tensão superficial.

Qual é a quantidade de água ideal?

A quantidade de água ideal para consumir por dia varia muito de cada pessoa, mas a média considerada, é de dois litros por dia.

Muitas coisas interferem na quantidade de água que devem ser ingeridas, como:

  • Nível de atividade física da pessoa
  • Peso
  • Se está muito calor
  • Metabolismo
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Consumo de muito sal

Tudo isso interfere no dia a dia, mas é importante se atentar ao peso. Uma pessoa deve consumir, em média, 35 ml de água por quilo. Então, se você pesa 60 quilos, deve ingerir 2,1 litros por dia.

E, mais importante do que a quantidade é a qualidade da água. Por isso, o invista em um purificador da Purific para ter uma água que te trará mais saúde. Pois, a diferença entre filtro e purificador, desaparece quando você investe em um Purific que já proporciona a água na qualidade que você precisa para beber.

E aí, o que achou do texto? Gostou de saber a diferença entre o filtro e o purificador? Aproveite e saiba mais ainda sobre o purificador! Leia nosso texto completo “Tudo o que você precisa saber sobre o purificador de água”.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *