Benefícios da água

Confira 15 benefícios da água para o cabelo e para a pele

Purific
Escrito por Purific em 1 de junho de 2022
Confira 15 benefícios da água para o cabelo e para a pele
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com certeza você já ouviu falar que existem diversos benefícios da água para o cabelo e para a pele, mas você sabe por quê?

Como mais de 60% do nosso corpo é composto de água, se manter hidratado é uma das regras mais importantes para manter seu organismo funcionando da melhor forma possível.

Porém, se você anda precisando de um incentivo extra para lembrar de tomar água ao longo do dia, trouxemos 15 principais benefícios do consumo apropriado de água para o nosso corpo. Fique conosco e motive-se!

Principais benefícios da água para o cabelo

benefícios da água para o cabelo

1. Fortalecimento

Beber ao menos dois litros de água por dia ajuda a fortalecer tanto os cabelos quanto as unhas e, caso você não esteja consumindo água suficiente, eles são os primeiros a sinalizar de que algo está errado.

Sendo assim, observe se suas unhas estão muito quebradiças, descamando, ou se seus cabelos estão caindo mais do que o normal e aumente a ingestão de água.

2. Hidratante natural

A água é um hidratante natural e auxilia no crescimento saudável dos fios. Enxaguá-los com água fria é uma ótima dica para fechar as cutículas do cabelo e deixá-los menos quebradiços e mais sedosos.

3. Vitalidade

Tanto as nossas raízes quanto o couro cabelo possuem terminações nervosas fotossensíveis que são energizadas em contato com a água, fato que aumenta a vitalidade dos nossos fios e ainda auxilia na eliminação de problemas como dermatite seborreica, por exemplo.

4. Umidade

Como ¼  do peso do nosso cabelo é composto de água, é natural que ele fique mais brilhante e bem tratado em ambientes ricos em umidade.

Assim como as raízes das plantas precisam de água para crescerem, as raízes capilares também funcionam como um meio de captação e absorção de água para que seus fios fiquem hidratados e saudáveis.

5. Proteção

A água da piscina e do mar podem ressecar nossos cabelos e, por isso, é indicado que você tome uma chuveirada de água de chuveiro antes de dar o seu mergulho. Dessa forma, seus fios absorvem mais água tratada e menos água clorada ou salgada.

Ah! E depois que sair da água, não se esqueça de passar um creme hidratante nos cabelos para que eles se recuperem até o próximo mergulho.

Principais benefícios da água para a pele

benefícios da água para o cabelo

1. Previne e disfarça linhas de expressão

Quando você se mantém hidratado, permite que as suas células cutâneas consigam expulsar as toxinas do seu corpo com mais facilidade, além de que as fibras de colágeno  utilizam a água para realizar a importante tarefa de sustentação da pele.

Ou seja, se combinar seu skincare com ingestão adequada de água de qualidade, sua pele vai manter o viço por muito mais tempo!

2. Hidratação de dentro para fora 

A nossa pele é composta por células que contém água em sua composição e, ao consumir ao menos 2 litros de água por dia, garantimos uma pele livre de ressecamentos e muito mais tonificada.

Mesmo porque, quando estamos apropriadamente hidratados, diminuímos as chances de desenvolvermos quadros de dermatites e irritações na pele, por exemplo.

Além disso, uma pesquisa publicada no NCBI (National Center for Biotechnology Information), comprovou que o aumento da ingestão de água diária afeta positivamente a fisiologia da pele.

3. Previne o envelhecimento precoce

Quando estamos hidratados, reabastecemos as células de colágeno do corpo, permitindo que elas sigam trabalhando para manter a elasticidade da sua pele e, consequentemente, atrasando o surgimento dos sinais da idade.

4. Relaxamento

Você sabia que a água fria, além de ajudar a reduzir o estresse, também ajuda a rejuvenescer a pele?

Isso acontece porque a água em temperatura mais baixa ajuda a fechar os poros, impedindo que poluição ou outros fatores externos ultrapassem a camada exterior da pele e aumentem a incidência de acne.

5. Diminui a celulite

Como dissemos anteriormente, quanto mais água tomamos, mais ajudamos as nossas células de colágeno a produzirem elasticidade para a nossa pele.

Porém, além disso, ao consumirmos a quantidade adequada de água, ajudamos nosso organismo a eliminar impurezas, melhorar a nossa circulação sanguínea e a digestão, auxiliando no processo de emagrecimento e, assim, na redução das “covinhas” da pele.

Principais benefícios da água para a saúde

benefícios da água para o cabelo

1. Mantém nossos músculos saudáveis

Como são compostos por até 75% de água, é essencial garantir que nossos músculos tenham água suficiente para se manterem fortes e evitar cãibras musculares, por exemplo.

Além disso, quando não bebemos água suficiente, nossa frequência cardíaca aumenta e a pressão arterial diminui, exigindo mais esforço do músculo cardíaco no ato de bombeamento de sangue.

2. Auxilia no emagrecimento

A água não só é a única bebida natural zero calorias do mundo, como também garante que quem mantém o hábito de beber bastante água tenha um metabolismo mais acelerado, fator que auxilia na queima de calorias.

Além disso, outro benefício ligado ao emagrecimento é que o consumo de água adequado permite que o seu sistema digestivo funcione da melhor maneira possível, processo importante para a perda de peso.

3. Ajuda a prevenir problemas renais

Segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), consumir a quantidade adequada de água ajuda na prevenção do desenvolvimento de pedras nos rins, uma vez que esses cálculos renais costumam ser frequentes nas épocas mais quentes do ano, quando existe maior perda de líquidos.

Sendo assim, quanto mais água você consumir, menor vai ser a concentração de sais na urina, diminuindo as possibilidades de formação de cálculos.

Agora, quando o assunto é infecção urinária, um estudo publicado em 2018 no Portal PEBMED concluiu que ingerir água em quantidades adequadas ajuda a combater e a prevenir a recorrência de cistite. 

4. Combate a retenção de líquidos

Nosso organismo é muito esperto e, quando ficamos longos períodos de tempo sem beber água, nosso cérebro entra em modo de remediação de crise, compreendendo que estamos em situação de sobrevivência e que é preciso armazenar o máximo de água possível para formar uma reserva emergencial.

É por isso que quando estamos em estado de desidratação, é comum que pés, mãos e pernas fiquem inchados, sinais de que nosso corpo está em estado de alerta.

5. Controle dos níveis de açúcar no sangue

Uma pesquisa realizada na França divulgou que a baixa ingestão de água interfere com os níveis de um hormônio antidiurético (vasopressina), que é responsável por informar ao nosso cérebro a quantidade de açúcar no nosso sangue e pela retenção de água nos rins.

Isso é importante porque, caso a pessoa tenha diabetes, por exemplo, ao beber pouca água, os níveis de vasopressina aumentam e os rins não produzem urina, o que não permite diminuir a quantidade de glicose no sangue.

Conclusão

Enfim, agora que você conhece mais alguns benefícios da água para o cabelo, para pele e para a saúde de modo geral, já pode colocar um despertador ou baixar algum aplicativo no celular para te lembrar de beber água, hein?!

Inclusive, também é importante estar atento à qualidade da água que você e sua família estão ingerindo, já que existem toxinas e microorganismos que podem passar despercebidos por não alterarem a cor, aparência ou cheiro da água.

Sendo assim, preparamos esse artigo para você entender quais os diferenciais e benefícios que a água purificada pode te proporcionar. Confira!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.