Saúde

Como manter o corpo saudável? 6 dicas fundamentais

Purific
Escrito por Purific em 22 de junho de 2022
Como manter o corpo saudável? 6 dicas fundamentais
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todo mundo acredita que sabe como manter o corpo saudável, mas a verdade é que apesar de ter recomendações gerais, é preciso que um profissional da saúde faça uma orientação individualizada.

Entretanto, na correria do dia a dia, é comum nos esquecermos de cuidar bem da nossa saúde ou de procurar ajuda especializada, o que não deveria acontecer.

Pensando nisso, reunimos 6 dicas simples, mas que podem te ajudar a ser mais saudável, e consequentemente, ter mais qualidade de vida. Fique conosco e confira!

6 dicas de como manter o corpo saudável 

1. Beber água de qualidade

Quem nunca ouviu que beber água de qualidade é essencial para se manter saudável, que atire a primeira pedra.

Fazer disso um hábito, além de garantir que seu corpo esteja sempre bem hidratado, também melhora a digestão, auxilia no emagrecimento, evita problemas renais e traz muitos outros benefícios para a sua saúde.

Sendo assim, escolha uma garrafinha bem bonita e prática para que você possa carregá-la para onde você for. Com o tempo, beber 2 litros de água por dia não vai ser esforço nenhum!

2. Alimentação

Todo mundo já ouviu a frase “a saúde começa pela boca” e, apesar de ser clichê, ela é 100% verdadeira.

Um estudo recente revelou dados alarmantes: segundo os pesquisadores, até 2030, sete a cada 10 brasileiros estarão com excesso de peso, um total de 68%. 

Grande parte desses números se dá ao alto consumo de alimentos processados, ricos em gorduras, sódio e açúcares, hábito responsável por diversas doenças, como diabetes, hipertensão, derrames e etc.

Consultar-se com um nutricionista é essencial, mas o simples ato de incluir mais frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em ômega 3 (como peixes e oleaginosas) nas suas refeições diárias já é dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável.

3. Como manter o corpo saudável: coloque o sono em dia

É durante o sono que, além de se recuperar dos esforços físicos e mentais do dia, seu corpo passa por uma reparação de tecidos musculares e muitos outros processos  essenciais para a manutenção do nosso corpo.

Dormir entre 6 e 8 horas por dia é o suficiente para garantir energia e bem-estar tão necessários para começar um novo dia cheio de disposição.

4. Pratique atividade física

Outro clichê 100% verdadeiro é que fazer exercícios físicos diariamente traz diversos benefícios para a sua saúde, como por exemplo, ajudar no controle de peso, diminuir o colesterol e a pressão arterial, fortalecer os ossos, cartilagens e músculos e etc.

Comece com uma caminhada de 30 minutos à 1 horas três vezes na semana (depois aumente a frequência para todos os dias) ou escolha qualquer atividade física que você goste de fazer.

Não só o seu corpo como a sua mente também vão agradecer!

5. Alongue-se

Fazer séries de alongamentos diariamente ajuda a aliviar o estresse e tensão acumuladas durante a sua rotina, além de melhorar a sua flexibilidade e sua postura, prevenir lesões ocasionadas por esforço repetitivo e aumentar a sua consciência corporal.

6. Tire um tempo para você

Dedicar um tempo do seu dia para fazer algo que você gosta pode parecer um crime — graças aquela pressão enorme para ser produtivo 24h por dia —, mas nada mais é do que um direito seu.

Além de ajudar a manter a sua saúde emocional e mental em dia, o nosso corpo também precisa desse momento de relaxamento para se manter saudável.

Por isso, vá visitar amigos e familiares para se divertir, assista a um filme, leia um livro, vá fazer aquela massagem que você sempre quis fazer. O importante é aumentar os níveis de endorfina e ser feliz!

Conclusão

Enfim, esperamos que essas simples dicas de como manter o corpo saudável possam te inspirar a prestar mais atenção em você, mesmo na correria do dia a dia.

Afinal, manter a saúde em dia é essencial para que você consiga dar o melhor de si em todas as áreas da sua vida.

Inclusive, o primeiro item da nossa lista era sobre beber água de qualidade, mas você sabia que além dos benefícios que citamos aqui, hidrata-se de maneira correta pode fazer maravilhas para a sua pele e cabelos? Saiba mais nesse nosso artigo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.