Desde os tempos de escola aprendemos que o corpo humano é composto de cerca de 60% a 70% de água e, por isso, ela é imprescindível para a manutenção da nossa saúde.
Até aí tudo bem, no entanto, a quantidade que deve ser ingerida ainda deixa algumas incertezas, certo? Só podemos beber água quando estamos com sede? 2 litros de água por dia são suficientes?
Dentre tantas dúvidas, tem uma que chamou nossa atenção – a calculadora de água – por isso decidimos abordar este tema de forma explicativa e informação aqui no nosso Blog.
Continue a leitura!
O que é a calculadora de água?
É uma ferramenta que ajuda a estimar a quantidade ideal de água que uma pessoa deve ingerir diariamente. Ela considera dados como:
- Peso
- Idade
- Prática de atividade física
- Condições de saúde
Essas variáveis são importantes, porque cada pessoa tem necessidades hídricas únicas, dependendo do metabolismo e rotina diária. Desta forma, aquela dica antiga de que 2 litros de água são ideias, não vale mais.
Segundo um estudo publicado pela Science valida essas variações na hora do cálculo da quantidade de água. A pesquisa afirma que o.consumo é determinado por diversos fatores como sexo, idade, aspectos físicos, umidade do ar e temperatura.
Como surgiu esta calculadora?
Não há uma origem certa de quem criou esta ferramenta, porém várias organizações de saúde, nutricionistas, nutrólogos e desenvolvedores de apps criaram ferramentas similares.
Muitas das calculadoras se baseiam nas diretrizes de saúde estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Dietética Americana e outras entidades de saúde que recomendam uma ingestão hídrica diária específica.
Faça sua conta:
Primeiro, é importante entender que a quantidade de água ideal varia, mas…, em geral, os cálculos incluem:
- Peso: uma recomendação comum é multiplicar o peso corporal em kg por 35 ml. Por exemplo, uma pessoa com 80 kg precisa de aproximadamente 2,8 litros de água por dia.
- Variáveis: idade e nível de atividade física podem aumentar ou reduzir a quantidade recomendada:
- Atividade física: quanto mais ativo, maior a necessidade de água. Segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, “os atletas devem ingerir aproximadamente 500 a 600mL de água ou outra bebida esportiva duas a três horas antes do exercício e 200 a 300mL 10 a 20 minutos antes do exercício. A reposição de líquidos deve aproximar as perdas pelo suor e pela urina.”
- Idade: Os idosos perdem muito mais água do que os jovens, por isso, é importante haver hidratação mesmo quando não sentem sede. O consumo insuficiente de líquidos pode aumentar o risco de: infecções urinárias, insuficiência renal, hipertermia, constipação, dores de cabeça, confusão e, em casos extremos, até delírio.
Aplicativos para beber água
Water Minder: divide a quantidade de água que o usuário deseja consumir ao longo do dia e envia avisos quando a hora está chegando.
BeWet: Lembrete de água: um aplicativo completo para quem precisa de um lembrete para beber água.
Beber água: indica a quantidade de água que deve ser ingerida por dia.
Waterful: um aplicativo que pode ser usado para lembrar de beber água.
Dica de ouro: Água Purificada sempre!
Você sabia que a água purificada garante a remoção de contaminantes sem eliminar os minerais essenciais.
Para garantir essa qualidade na sua casa ou empresa, conte com os purificadores da Purific que proporcionam água limpa, segura e com minerais, mantendo o equilíbrio ideal para o consumo humano.
Além dos purificadores, você também pode aproveitar as vantagens das garrafas, super práticas para manter o seu consumo de água em dia.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.