Desidratação

Falta de água no corpo: 7 sintomas de desidratação

Purific
Escrito por Purific em 6 de julho de 2022
Falta de água no corpo: 7 sintomas de desidratação
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A água é um elemento essencial para a vida e isso ninguém discute. Tanto é que algumas mostras que temos dessa afirmação é que mais de 97% do planeta é coberto por água e que mais de 60% do nosso organismo é composto por ela. Por isso, a falta de água no corpo traz sintomas nada agradáveis. 

Aliás, a orientação de beber dois litros de água por dia pode até ser antiga, mas é eficaz para o funcionamento dos órgãos. Ficar desidratado traz problemas para a saúde, inclusive situações graves, que podem levar à morte

Então, continue conosco neste post que vamos falar um pouco mais sobre a falta de água no corpo e os sintomas da desidratação. 

A falta de água no corpo: sintomas comuns

falta de água no corpo sintomas

Todos os componentes do nosso corpo precisam de água, seja um órgão para funcionar corretamente ou o sangue para ajudar na circulação. Até outras partes que você não imaginava também precisam, como os ossos e o pulmão. Só isso mostra como a falta de água no corpo gera sintomas preocupantes. 

A água tem a função de transportar alimentos, oxigênio e também os sais minerais pelo organismo. Ela também está nas secreções, como a lágrima e o suor. No primeiro caso, ajuda nas funções de limpar e lubrificar os olhos, enquanto o segundo regula a temperatura do corpo. Agora que você entendeu a importância da água para nós, confira alguns dos sintomas que a falta dela traz. 

1- Sede

falta de agua no corpo sintomas

Esse é o primeiro e o mais clássico dos sintomas. Sentir sede é uma mostra que o nosso corpo já está desidratado e pede água. Até por isso não se deve tomar água apenas quando se está com sede. É preciso ter a regularidade para não ter este sintoma. 

2- Sintomas da falta de água no corpo: dores de cabeça

falta de água no corpo sintomas dor de cabeça

Lembra quando dissemos que a água ajuda a transportar oxigênio no nosso corpo? Pois é, e a falta dele no cérebro acaba gerando dores de cabeça. Então esse é um sintoma da falta de água no organismo. Faça um teste e, quando surgir a dor de cabeça, comece a ingerir água constantemente e veja se ela passa. 

3- Indisposição

Parece que quando estamos com sede ficamos ainda mais cansados, já reparou? Mas isso é comum, justamente pela falta de oxigênio pelo corpo, já que não há água suficiente para o transporte. Além de afetar também o humor da pessoa. Por isso que, quando estamos em uma corrida, ao beber água parece que ganhamos um pique novo para seguir correndo. 

4- Prisão de ventre

O nosso sistema digestivo precisa muito de água para trabalhar. Ela auxilia todo o trânsito intestinal, lubrificando as paredes dos órgãos como o intestino. Sem água, a digestão se torna mais lenta e pesada, e até mesmo o bolo fecal fica mais duro. Assim, surgem as constipações intestinais. 

5- Boca e pele secas

falta de agua no corpo sintomas pele seca

Uma pele hidratada não é só aquela que você passa o hidratante pós-banho, mas quando o corpo está com água suficiente. Sem o líquido, a pele perde a elasticidade, fica com ar de esbranquiçada e, além disso, o suor é prejudicado. Na boca, a água é responsável pela salivação e também pela lubrificação da garganta. 

6- Dor nas articulações

falta de agua no corpo sintomas dor nas articulações

As nossas articulações, como o joelho e o quadril, têm discos cartilaginosos compostos por água. A desidratação acaba gerando dores já que os discos não estarão 100% para aliviar o atrito entre os ossos. Além disso, sabia que o osso tem 48% de água em sua composição? Em longo prazo a desidratação causa problemas ósseos.

7- Infecções

A nossa urina é formada por 95% de água, então a falta dela costuma gerar situações como infecção urinária. Entretanto, a desidratação provoca outras infecções pelo corpo, como na pele, olhos e boca.  A falta de água costuma, inclusive, gerar pedras nos rins. 

Consuma água de qualidade

Você viu neste post mais sobre a falta de água no corpo e os sintomas que a desidratação provoca. Agora, além de beber água, é importante consumir uma de qualidade, que seja pura! Isso ajuda muito, por exemplo, na imunidade. Quer saber como? Confira nosso post com 5 dicas para aumentar a imunidade e viver melhor!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.