Água Purific

É verdade que beber água gelada faz mal para a garganta?

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 5 de maio de 2023
É verdade que beber água gelada faz mal para a garganta?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sabe aquela famosa frase de que “uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade”? Pois, é! Isso acontece muito com as recomendações quando o assunto é a nossa saúde. Uma das mais clássicas é a de que água gelada faz mal para a garganta. 

Mas será que isso é verdade ou um mito?

Bom, não há evidências científicas de que a água gelada faça mal para a garganta de pessoas saudáveis. Esta crença de que líquido refrigerado pode piorar o resfriado ou a dor de garganta não tem uma origem certa, mas talvez vem pelo fato que ficamos mais doentes em épocas frias.

Continue conosco neste texto que vamos explicar mais sobre se a água gelada faz mal para garganta inflamada. Aliás, você sabia que a água fria é benéfico também? 

É verdade que beber água gelada faz mal para a garganta?

Água gelada não faz mal para a garganta, mas é claro que deve haver cuidado ao ingerir líquidos com temperaturas tão distintas assim. Entretanto, não há comprovação de que algo gelado faça mal para esta parte do corpo. 

Na verdade, o que afeta a nossa garganta é a mudança brusca de temperatura do ambiente, podendo causar faringite e outras inflamações. Quer ver um exemplo? 

Quando estamos com o corpo muito quente, seja em um dia ensolarado ou depois e um exercício físico, a vontade de tomar água gelada aumenta. Porém, esta mudança brusca de temperatura pode afetar o nosso trato “aerodigestivo”. 

Por isso, o ideal é sempre esperar a temperatura do corpo diminuir antes de tomar água gelada.

Isso acontece também em outras situações, quando saímos da rua em um dia quente e logo entramos em uma sala gelada devido ao ar-condicionado. Esta mudança brusca da temperatura leva a inflamação da mucosa da garganta e provoca a dor. 

Entretanto, nada se compara ao fato de beber líquidos muito quentes, como chimarrão. Conforme o Inca, Instituto Nacional de Câncer, essa atitude aumenta a chance de câncer no esôfago.

Quais os benefícios de tomar água gelada?

Agora, beber água gelada traz vários benefícios para a nossa saúde. É claro que o primeiro de todos é o fato de manter o nosso corpo hidratado e, quando ela é fria, torna-se uma maneira super agradável e refrescante de consumir. Principalmente em um país tão quente quanto o nosso. 

Confira mais vantagens de consumir água gelada.

Melhora o desempenho físico

Beber água gelada é mais refrescante e ajuda a baixar a temperatura do corpo durante exercícios físicos intensos. Isso melhora o desempenho da prática esportiva, como em uma corrida ou ciclismo.

Melhora a digestão

O consumo de água é benéfico para o sistema digestivo. Ela é essencial para dissolver e transportar os nutrientes dos alimentos pelo corpo, além de eliminar resíduos e toxinas. A água também mantém a hidratação das paredes do estômago e do intestino.

Alivia a dor de cabeça

Em alguns casos, beber água gelada alivia dores de cabeça e enxaquecas. Isso acontece porque a dor costuma ser causada por diferentes fatores, como desidratação, estresse, tensão muscular e inflamação. A água gelada trata alguns desses fatores, como auxilia a reduzir a inflamação e a tensão muscular.

Beba água gelada e purificada!

Você viu neste post que, tomando cuidado com a mudança brusca de temperatura, é um grande mito falar que água gelada faz mal para garganta. 

Aliás, melhor do que água geladinha é tomar ela purificada, que além de evitar doenças, é beneficial para a sua saúde.

Conheça a linha completa de purificadores de água da Purific, clique aqui e escolho o seu!

Aliás, se você não sabe o quanto deve consumir por dia, fizemos um post sobre a quantidade ideal de água para você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.