Água Purific

Saiba se água de poço faz mal para a sua saúde

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 5 de julho de 2024
Saiba se água de poço faz mal para a sua saúde
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A água de poço artesiano é uma fonte comum de abastecimento em muitas regiões do Brasil, especialmente em áreas rurais. Mas água de poço faz mal?

E embora ela seja frequentemente vista como uma alternativa pura e econômica ao abastecimento que recebemos em nossas casas, essa alternativa apesar de trazer águas de grandes profundidades, pode conter diversos contaminantes e agentes nocivos à saúde, se não for devidamente tratada.

Por isso, neste post vamos falar se a água de poço faz mal para a saúde, os principais riscos associados ao uso e ingestão dessas águas, os agentes contaminantes mais comuns e as doenças que podem surgir. 

Além disso, também destacaremos a importância do tratamento da água e como os produtos da PURIFIC garantem a ingestão de água pura para você e sua família!

Água de poço faz mal?

Mulher bebendo água após o exercício, água de poço faz mal para a saúde

A água de poço artesiano pode ser potável, mas nem sempre isso quer dizer que ela seja segura para consumo sem receber os tratamentos adequados. Ou seja, a qualidade dessa água depende de diversos fatores, como a profundidade do poço, a qualidade do solo e da rocha na região, e a presença de contaminantes.

Principais riscos da água de poço artesiano

água de poço faz mal para a saúde

Contaminação por Bactérias e Vírus

Alguns poços artesianos podem ser contaminados por bactérias, como E. coli, e vírus provenientes de esgoto ou infiltração de água contaminada. Uma consequência disso pode ser o surgimento de doenças gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre e, em casos mais graves, infecções severas que podem trazer riscos.

Presença de Metais Pesados

Substâncias como chumbo, arsênio, mercúrio e cádmio podem estar presentes na água de poços artesianos devido à contaminação do solo e lençóis freáticos. Aliás, a ingestão desses metais pesados pode levar a envenenamento, problemas neurológicos, renais e a longo prazo até o surgimento de câncer.

Contaminação por Produtos Químicos

Pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos agrícolas podem poluir a água dos poços artesianos, causando problemas hormonais, câncer e outros distúrbios graves.

Doenças Relacionadas à Água Contaminada

Algumas possíveis doenças que o consumo dessas águas pode causar são:

  • Gastroenterite: inflamação do estômago e intestinos, causando náusea, vômito e diarreia;
  • Hepatite A: infecção viral que pode levar a sérios problemas hepáticos;
  • Disenteria: infecção intestinal que causa diarreia severa com presença de sangue;
  • Cólera: doença bacteriana que provoca diarreia intensa e desidratação;
  • Doenças neurológicas: problemas de memória, concentração, tremores, demência;
  • Câncer: aumento do risco de desenvolver diversos tipos de câncer.

A importância de tratar água

Como você viu, essa quantidade de riscos associados ao consumo da água de poço, faz com que o tratamento adequado da água seja indispensável para garantir a segurança e a saúde dos consumidores. 

O tratamento eficaz pode remover contaminantes biológicos, químicos e físicos, garantindo que a água seja segura para uso e consumo. E uma das formas disso é através dos purificadores.

A PURIFIC tem a solução!

Então, apesar de comum, consumir água de poço pode fazer mal para a saúde, fazendo com que a purificação dessa água seja muito importante. E uma das melhores formas de fazer isso é com o uso de filtros e purificadores de qualidade. 

Por isso, a PURIFIC é especialista na criação de soluções e tecnologias de purificação e alcalinização da água, oferecemos uma linha de produtos completa com purificadores, refrigeradores, refis e portáteis, desenhados e desenvolvidos para facilitar o seu acesso a uma água pura e de qualidade. 

Conheça os 5 melhores purificadores de água para comprar em 2024!

Com nossos purificadores, você consegue: 

  • Eliminação de 99% dos microrganismos.
  • Redução de 99% do cloro.
  • Regulação o pH da água.
  • Melhor funcionamento do seu organismo e qualidade de vida.

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça mais sobre a PURIFIC e nossa linha completa de produtos e soluções

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.