Água Purific

Tratamento de água: saiba como é feito e por que você PRECISA ter um purificador

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 9 de fevereiro de 2024
Tratamento de água: saiba como é feito e por que você PRECISA ter um purificador
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sabe aquela água cristalina que sai da sua torneira? Ela não chega lá por acaso. Por trás de cada gota, há um complexo tratamento de água que garante que ela seja segura para o consumo. 

Mas, mesmo com todo esse processo, ainda existem riscos de contaminação no caminho até a sua casa. É aí que entra a importância de um bom purificador de água.

Por isso, neste post, vamos explicar o que é e como o tratamento de água funciona, além de mostrar porque escolher um purificador de água faz toda a diferença. 

Continue conosco para conferir!

Qual é o processo de tratamento da água?

A jornada da água desde sua fonte até nossas casas é complexa. Inicialmente, a água é coletada de fontes naturais, como rios, lagos ou reservatórios subterrâneos. A partir daí, ela é encaminhada para as estações de tratamento, onde passará por várias etapas para remover qualquer tipo de impureza. 

Este processo inclui a remoção de partículas grandes, a eliminação de microrganismos nocivos e a correção de qualquer desequilíbrio químico. Dessa forma, o objetivo é assegurar que, ao chegar nas torneiras das residências, a água esteja limpa, segura e pronta para consumo sem riscos à saúde.

Quais são as sete etapas do tratamento?

  1. Captação: a água é retirada de fontes naturais e encaminhada para as estações de tratamento;
  2. Coagulação: se adiciona substâncias químicas na água para agrupar as impurezas em partículas maiores;
  3. Floculação: após a coagulação, as partículas se juntam em flocos maiores, facilitando a remoção;
  4. Decantação: os flocos mais pesados se depositam no fundo, sendo posteriormente removidos;
  5. Filtração: a água passa por filtros que retêm as partículas menores ainda presentes;
  6. Desinfecção: utiliza-se cloro, ozônio ou outros desinfectantes para eliminar micro-organismos;
  7. Fluoretação: adiciona-se flúor à água para auxiliar na prevenção de cáries dentárias.

Quem faz o tratamento da água?

Em geral, o tratamento da água é responsabilidade das companhias públicas ou privadas de saneamento. Sendo assim, essas entidades operam as estações de tratamento sendo encarregadas de assegurar que a água distribuída à população atenda a rigorosos padrões de qualidade. 

Contudo, mesmo com todos esses esforços, alterações na qualidade da água podem ocorrer durante o trajeto até as residências, devido a fatores como tubulações antigas ou rompimentos acidentais, que podem introduzir novas contaminações.

Quantos tipos de tratamento de água existem?

Existem diversos tipos de tratamento de água, cada um adequado para diferentes necessidades e tipos de água. Alguns dos principais incluem:

  • tratamento físico: inclui métodos como filtração, para remover partículas sólidas, e aeração, para remover gases;
  • tratamento químico: utiliza substâncias químicas para purificar a água. Isso pode incluir a adição de cloro para desinfecção, coagulantes para ajudar na remoção de partículas e processos de correção de pH;
  • tratamento biológico: envolve o uso de microrganismos para decompor matéria orgânica. É comum em estações de tratamento de esgoto;
  • desinfecção: envolve geralmente a adição de cloro ou o uso de luz ultravioleta para matar bactérias e outros patógenos;
  • osmose reversa: um processo que usa uma membrana semipermeável para remover íons, moléculas indesejadas e partículas maiores da água;
  • troca iônica: usada principalmente para amaciar a água ou remover impurezas específicas, como metais pesados;
  • desmineralização e remineralização: processos para remover ou adicionar minerais na água, dependendo da aplicação desejada;
  • fluoretação: adição de flúor para prevenir cáries, comum em tratamentos de água potável;
  • processos de filtração avançada: como a microfiltração e ultrafiltração, usadas para remover partículas ainda menores.

Cada tipo de tratamento é escolhido com base na qualidade da água de origem e no uso pretendido da água tratada. Dessa forma, é comum que uma estação de tratamento de água utilize uma combinação desses métodos para garantir que a água esteja segura para o consumo ou para o uso pretendido.

Por que é importante usar purificador de água?

Como mencionamos, apesar do meticuloso tratamento da água pelas companhias de saneamento, o risco de contaminação no percurso até as torneiras não pode ser ignorado. 

Fatores como a deterioração das tubulações podem levar à introdução de metais pesados e outros contaminantes na água. Além disso, o cloro, embora essencial para a desinfecção, pode afetar o sabor da água e trazer riscos à saúde se consumido em excesso. 

Aqui entra a importância de ter um purificador de água em casa. Os purificadores da Purific, por exemplo, conseguem remover essas impurezas, garantindo uma água ainda mais pura e saudável para o consumo, mantendo os minerais essenciais e proporcionando segurança adicional à sua família.

Tratamento de água: escolha a Purific!

Sabemos que a água é um recurso vital e que garantir sua pureza é essencial para a saúde de todos em sua casa, não é mesmo? Sendo assim, o tratamento de água pelas companhias de saneamento é o primeiro passo.

Entretanto, para ter certeza de que a água é realmente segura, um purificador de água se torna indispensável. Neste cenário, a Purific oferece diversas opções de refis e purificadores de água que se adaptam a diferentes necessidades e orçamentos, assegurando que cada gota de água que você consome seja da mais alta qualidade. 

Então, não perca mais tempo! Acesse o nosso site agora mesmo e proteja sua saúde e de sua família com a Purific. Temos a solução perfeita para quem deseja oferecer uma vida mais saudável e segura para todos que ama.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.