Água Purific

Vai fazer exames? Saiba se você pode beber água no jejum

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 28 de março de 2024
Vai fazer exames? Saiba se você pode beber água no jejum
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Praticamente todos nós, em algum momento da vida, já teve que fazer algum exame médico onde teve que fazer jejum para que os resultados serem mais confiáveis. Mas, isso sempre levanta uma dúvida comum: pode beber água no jejum?

Portanto, neste post, vamos explorar a importância do jejum para os exames médicos, quais os testes mais comuns que exigem esse comportamento e se pode beber água no jejum ou não. Confira! 

Qual a importância do jejum para exames médicos?

A recomendação de jejum é muito comum para uma série de exames médicos. E isso acontece pelos seguintes motivos:

Precisão dos resultados

O jejum é frequentemente necessário para garantir maior precisão nos resultados de exames laboratoriais. Isso porque a ingestão de alimentos ou bebidas pode afetar a concentração de substâncias no sangue, o que pode distorcer as análises.

Controle dos níveis de glicose

Especialmente em exames que avaliam os níveis de glicose no sangue, como o teste de glicemia em jejum, o ato de jejuar por algumas horas antes do exame ajuda a estabilizar os níveis de açúcar, proporcionando uma avaliação mais precisa da função metabólica.

Avaliação lipídica

Para exames que medem os níveis de lipídios no sangue, o jejum é necessário para evitar que a ingestão de alimentos influencie temporariamente os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Prevenção de interferências

Como falamos, alimentos e bebidas podem conter substâncias que acabam interferindo nas análises laboratoriais, prejudicando a interpretação dos resultados. Portanto, o jejum reduz essas interferências, garantindo uma avaliação mais fiel.

Ou seja, existem muitos benefícios que o jejum traz para exames médicos e avaliações. Confira agora alguns exemplos de exames onde o jejum é necessário.

Exames que pedem jejum

Doctor man consulting patient while filling up an application form at the desk in hospital.

Confira os exames mais comuns que necessitam de um período de jejum para os melhores resultados:

  • Teste de Glicemia em Jejum: Avaliação de glicose no sangue após um período de abstinência alimentar, geralmente de 8 a 12 horas.
  • Perfil Lipídico: Analisa os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos. Geralmente se pede um jejum de 9 a 12 horas.
  • Perfil Hepático: Exame que mede enzimas hepáticas como ALT, AST, GGT, bilirrubina e outros. Costuma-se exigir um jejum de 8 a 12 horas.
  • Exames de Função Renal: Avaliam a saúde dos rins, incluindo creatinina e ureia. Nesses casos o jejum requisitado pode variar de 8 a 12 horas.
  • Exames Hormonais: Testes hormonais, como os relacionados à tireoide (TSH, T3, T4), podem requerer jejum. O período pode variar.
  • Exames de Sangue em Geral: Hemogramas completos costumam ser realizados em jejum para evitar interferências. 
  • Exames de Ácido Úrico: Para as avaliações dos níveis de ácido úrico no sangue, geralmente se recomenda jejum de 4 a 6 horas.

No entanto, é importante lembrar que a natureza desses jejuns – o que pode, o que não pode, e o tempo necessário devem ser indicados pelo médico e respeitados pelo paciente!

Pode beber água no jejum?

Essa é a dúvida mais comum. E a boa notícia é que, geralmente, em exames que exigem jejum beber água não é um problema. Isso porque a água não interfere significativamente nos resultados dos exames e é importante para manter a hidratação durante o período de abstinência alimentar.

Porém, isso pode variar de cada caso ou exame. Em exames de urina, por exemplo, a ingestão hídrica exagerada pode acabar afetando os resultados. Portanto, é fundamental seguir as orientações específicas fornecidas pelo profissional de saúde ou pelo laboratório responsável pela realização dos exames, para que você tenha o melhor resultado possível!

Água de qualidade é fundamental no jejum!

Como você viu, o principal motivo para o jejum antes de exames médicos é por conta das substâncias presentes em alimentos e bebidas que podem afetar os resultados. 

E por mais que você tenha aprendido que, geralmente, pode beber água no jejum, a melhor forma de fazer isso é consumindo uma água tratada e purificada!

Os purificadores da PURIFIC oferecem uma tecnologia de ponta que traz de forma fácil e simples:

  • Eliminação de 99% dos microrganismos.
  • Redução de 99% do cloro.
  • Regulação o pH da água.
  • Melhor funcionamento do seu organismo e qualidade de vida.

Acesse nosso site e conheça nossa linha completa de produtos e comece hoje mesmo a consumir uma água de mais qualidade!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.