Benefícios da água

Saiba o que é ingestão hídrica e qual a sua importância

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 1 de setembro de 2023
Saiba o que é ingestão hídrica e qual a sua importância
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com o acesso crescente a informações sobre saúde e bem-estar, aumenta também o entendimento da importância que a água e seu consumo correto, não apenas para a nossa saúde e bom funcionamento do organismo, mas também para uma grande melhoria em nossa qualidade de vida.

Porém, apesar de a importância da ingestão hídrica ser conhecida, existem dúvidas a respeito da quantidade de água que deve ser ingerida por dia, a qualidade, horários, o que pode e o que não pode.

Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a ingestão hídrica, e os melhores hábitos para fazer do consumo de água um grande aliado para a melhoria da sua saúde!

O que é ingestão hídrica

Ingestão hídrica é o termo referido à quantidade de água que uma pessoa consome ao longo do dia. A água é essencial para a vida e desempenha diversas funções vitais no corpo humano, fazendo com que a ingestão hídrica adequada seja fundamental para manter a saúde e o funcionamento adequado de vários sistemas do organismo. 

Qual a importância da ingestão hídrica

Ingestão hídrica aumenta a qualidade de vida

Como falamos, o consumo de água é fundamental para a manutenção da vida, sendo um elemento importante para todo o funcionamento do corpo. Confira a importância de uma ingestão hídrica adequada:

Manter a hidratação

A água é o elemento básico da formação do nosso organismo, portanto é fundamental para manter o equilíbrio de fluidos no corpo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, transportar nutrientes e oxigênio para as células, e eliminar resíduos e toxinas através da urina.

Função metabólica

A água também desempenha um papel fundamental no metabolismo celular. Ela está envolvida em reações químicas que ocorrem no corpo, incluindo a quebra de alimentos para obtenção de energia através do metabolismo.

Digestão

A ingestão adequada de água auxilia na digestão dos alimentos. Isso porque a água ajuda a dissolver nutrientes para poderem ser absorvidos pelo organismo de maneira mais eficaz e menos trabalhosa para o corpo.

Função cerebral

Claro que a parte mais importante do nosso corpo também se beneficia de uma ingestão hídrica adequada. Um corpo hidratado ajuda o cérebro a funcionar de maneira correta, já que mesmo uma leve desidratação pode afetar o foco, a concentração e a função cognitiva – além de outros problemas de saúde.

Saúde da pele e do cabelo

Alguns dos pontos de hidratação mais fáceis de serem observados em nosso corpo são a pele e o cabelo. Beber água suficiente ajuda a manter a pele e o cabelo hidratados e com aparência saudável.

Regulação de eletrólitos

Nem todo benefício de beber água adequadamente é visível. Mas, a ingestão adequada de água ajuda a manter o equilíbrio dos eletrólitos no corpo, como sódio, potássio e outros minerais. Esses eletrólitos desempenham um papel importante na função muscular e na comunicação entre as células.

Saúde renal

Quem nunca ouviu a bronca de beber água para não ter pedra nos rins? Mas isso é realmente importante, já que a ingestão hídrica apropriada é fundamental para a saúde desse órgão, auxiliando a função renal, e eliminando toxinas e resíduos do corpo através da urina.

Outros problemas

Esses são apenas alguns pontos, mas é importante lembrar que a falta de água pode levar à desidratação, que pode ter ainda outros efeitos adversos na saúde, como fadiga, tontura, constipação e, em casos mais graves, insuficiência renal. 

Afinal, quanto de ingestão hídrica é o suficiente

beber água faz bem - ingestão hídrica

Existe muito debate sobre a quantidade exata de água que deve ser ingerida por dia. A quantidade de água que cada pessoa precisa varia de acordo com fatores como idade, sexo, nível de atividade física e clima. 

Costuma-se recomendar hoje em dia que adultos bebam cerca de 8 copos de água por dia – algo em torno de 2 litros – mas vale lembrar que essa é apenas uma diretriz geral. 

Afinal, algumas pessoas podem precisar de mais água, especialmente se estiverem em climas quentes, praticando atividades físicas intensas ou apresentando outras necessidades específicas.

Veja o vídeo do Assessor Esportivo Leandro Twin falando sobre o tema:

Outro ponto importante é ficar atento aos sinais de possível desidratação. Os mais fáceis de perceber são: sede, cor da urina mais escura e sensações de fadiga. Lembre-se sempre de começar uma rotina para consumir mais água naturalmente para evitar sofrer com esses sintomas.

Leia também: 7 dicas para beber mais água durante o dia

Além da quantidade, foque também na qualidade

Como você viu durante esse post, se manter hidratado é fundamental para viver com mais saúde e bem-estar, já que a água é base para o funcionamento do nosso corpo. Mas, além de quantidade, também é importante que você fique atento à qualidade da água que será consumida!

E a melhor forma de garantir que está consumindo uma água limpa é com o uso de purificadores. A Purific conta com uma linha completa para deixar facilitar a sua hidratação e melhorar a qualidade da água que você consome:

Veja também: Qual é a melhor água para consumo humano? E para conhecer nossa linha completa de purificadores, refis e kits para bebedouros, acesse o nosso site!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.