Água Purific

Água com gosto amargo: saiba os riscos para a sua saúde!

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 5 de abril de 2024
Água com gosto amargo: saiba os riscos para a sua saúde!
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todo mundo sabe a importância de beber água e como uma das principais características dela é não apresentar nenhum tipo de sabor ou cheiro naturalmente.

Porém, muitas vezes ao consumir é possível sentir a água com gosto amargo ou estranho. O que fazer nesses casos?

Portanto, neste texto, vamos falar sobre as possíveis causas para esse problema, os possíveis riscos à saúde que a água com gosto amargo oferece e como você pode resolver essa questão. Confira!

O que pode causar água com gosto amargo?

Researcher holds a test tube with water in a hand in blue glove

O gosto amargo ou estranho na água pode ser um indicativo de vários problemas já que, como citamos, o correto é a água ser insípida – ou seja, não ter nenhum tipo de sabor ou gosto. Confira algumas possíveis causas para a água com gosto amargo:

Contaminação química

A presença de algumas substâncias químicas, como minerais dissolvidos, pode acabar causando um sabor amargo à água. Alguns exemplos são compostos como sulfatos, cloretos e bicarbonatos.

Veja também: Poluição da água: conheça as principais causas e os impactos na sua saúde

Presença de algas ou microrganismos

A presença de algumas algas ou microrganismos na água podem produzir compostos que alteram o sabor, resultando em um gosto amargo.

Problemas na tubulação

A água passa por uma série de tubulações e redes para chegar em nossas casas. Por isso, tubulações antigas ou deterioradas podem liberar substâncias na água, afetando seu sabor. Isso pode incluir o gosto metálico devido à presença de metais nas tubulações.

Problemas no tratamento

O uso excessivo de desinfectantes, como cloro, ou outros produtos químicos no tratamento da água pode impactar o seu sabor, incluindo trazendo uma característica de amargor.

Saiba mais sobre a importância do tratamento de água.

Esses são as principais causas para a água com gosto amargo. Esse é um problema que exige atenção, já que pode trazer alguns problemas para a saúde, conforme explicaremos a seguir.

Água com gosto amargo: Quais os riscos para a saúde?

Woman holding a glass filled with water copy space

A ingestão de água é a base para o funcionamento do nosso organismo e, por consequência, para a nossa saúde e qualidade de vida. Portanto, quando a água apresenta um gosto amargo, isso causa uma série de problemas. Saiba mais:

Redução do consumo

Um sabor amargo pode ter como consequência levar as pessoas a evitar a ingestão adequada de água, o que é essencial para a saúde e qualidade de vida.

Saúde digestiva

A ingestão constante de água com gosto amargo pode causar desconforto digestivo, e além disso, afetar a absorção de nutrientes.

Exposição a substâncias nocivas

Dependendo da causa do sabor amargo, pode haver exposição a substâncias prejudiciais à saúde, como metais pesados ou compostos químicos tóxicos.

Ou seja, a água com gosto amargo é muito mais do que um incômodo e pode trazer reais problemas para a sua saúde e qualidade de vida. Confira como você pode resolver esse problema a seguir.

Como resolver o problema?

Existem alguns passos que você pode fazer para tentar solucionar essa questão. Veja a seguir:

Verifique as tubulações e infraestrutura hidráulica

Como falamos, a água passa por uma série de tubulações e canos até chegar na torneira. Portanto, uma boa possibilidade é verificar e, se necessário, substituir tubulações antigas ou danificadas para evitar a liberação de substâncias na água.

Busque a avaliação de um profissional

Uma avaliação de um profissional especializado em tratamento de água pode trazer soluções personalizadas e um entendimento maior do que pode estar causando a água com gosto amargo.

Utilize filtros e purificadores

A melhor alternativa é usar filtros e purificadores para reduzir a presença de minerais, produtos químicos ou microrganismos que possam estar causando o sabor amargo.

Melhore a água que você bebe com a PURIFIC

Como você viu, um dos pontos mais importantes para resolver o problema de água com gosto amargo ou estranho é o uso de filtros e purificadores de qualidade. E a PURIFIC é especialista nisso!

Com décadas de experiência na criação de soluções e tecnologias de purificação e alcalinização da água, oferecemos uma linha de produtos completa com purificadores, refrigeradores, refis e portáteis, desenhados e desenvolvidos para facilitar o seu acesso a uma água pura e de qualidade. 

Aliás, aproveite e conheça os 5 melhores purificadores de água para comprar em 2024!

Com nossos purificadores, você consegue: 

  • Eliminação de 99% dos microrganismos.
  • Redução de 99% do cloro.
  • Regulação o pH da água.
  • Melhor funcionamento do seu organismo e qualidade de vida.

Clique no banner abaixo e conheça nossa linha de purificadores:

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça mais sobre a PURIFIC e nossa linha completa de produtos e soluções.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.