Água Purific

Excesso de cloro na água: sintomas e como evitar problemas de saúde

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 5 de abril de 2023
Excesso de cloro na água: sintomas e como evitar problemas de saúde
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todo mundo sabe que a água tem de ser sem cheiro, gosto ou odor, mas nem sempre isso acontece em muitos lugares no Brasil. Uma das situações mais recorrentes é o excesso de cloro na água e os sintomas que surgem para quem ingere não é nada saudável.

Quando esta substância está em grandes quantidades, ela altera o cheiro, a limpidez e, o pior, o gosto dela. Por isso, o Ministério da Saúde tem a Vigilância e Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano. Ele funciona como um “manual” do tratamento da água nas cidades brasileiras.

Agora, quer saber como o excesso de cloro na água afeta a nossa saúde, os sintomas e como evitar este problema? Acompanhe este texto até o fim!

Por que usam o cloro no tratamento da água?

O cloro é usado nas estações de tratamento nas cidades brasileiras como parte do processo para deixá-la pronta para o consumo. Entretanto, em muitas ocasiões acaba tendo excesso de cloro na água e os sintomas surgem nas pessoas que a consomem.

O cloro é adicionado para inativar bactérias e vírus, controlar as algas e remover cor e odores indesejáveis. É uma substância fundamental no tratamento, porque em contato com a água se forma o ácido hipocloroso, ou também chamado de cloro livre. É ele o responsável pela capacidade de limpeza do produto, tendo um poder de desinfetante.

Existem vários métodos para analisar a quantidade de cloro na água, além de definir o quanto colocar. Entretanto, por alguma falha no sistema, muitas vezes a quantidade dele adicionada pode ser maior do que o necessário. Assim, ela terá um cheiro forte, insuportável e com um sabor ruim. Sem contar que o excesso de cloro na água traz sintomas perigosos para a saúde.

Quais os sintomas do excesso de cloro na água?

excesso de cloro na água sintomas

Além do odor e gosto desagradáveis, o excesso de cloro na água traz sintomas ruins para a nossa saúde. Então, por mais que seja um ato natural nosso beber água, é fundamental se atentar no seu aspecto antes de consumi-la. O cloro em excesso causa problemas como:

1. Problemas gastrointestinais

O excesso de cloro na água leva as pessoas a sofrerem com problemas como náuseas, vômito, diarreia e até dores abdominais. Aliás, estes são os sintomas mais comuns de quem consumiu água desta maneira.

2. Irritação na garganta e tosse

excesso de cloro na água sintomas

O cloro também causa irritação na garganta e tosse. Isso acontece porque as substâncias resultantes da reação do cloro com a impureza da água irritam a mucosa das vias aéreas, causando a tosse e chiados.

3. Problemas respiratórios

Por isso que o excesso de cloro na água também leva a pessoa a sofrer com problemas respiratórios, principalmente para quem tem asma.

4. Problemas renais

O consumo crônico, ou seja, por longo período de água com alto nível de cloro tende a afetar a função renal. Isso costuma ser um problema ainda maior para pessoas que já tem alguma doença que compromete os rins.

Como evitar o excesso de cloro na água?

O excesso de cloro é apenas um dos motivos de que não é recomendável beber água direto da torneira. Por isso, é fundamental investir em um purificador em sua casa ou empresa para eliminar este risco.

Os purificadores da Purific, por exemplo, conseguem retirar da água 99% do cloro livre, ou seja, muito mais seguro e saudável para o consumo. Agora, os nossos refis ainda tiram da água muito mais impurezas, como:

  • vírus e bactérias – 99%;
  • algas – 90%;
  • metais Pesados – 90%;
  • fármacos – 90%;
  • ferrugem – 90%;
  • flúor – 80%.
  • pesticidas – 80%;

Além disso, os aparelhos da Purific conseguem melhorar as características da água, como elevar o pH dela, deixando mais alcalina. Os refis também melhoram a tensão superficial da água, a condutividade e o campo magnético, que ajuda, dentre outras funções, a levar os nutrientes para o organismo.

Invista em sua saúde com um Purific!

O excesso de cloro na água traz sintomas nada agradáveis e um risco enorme para a saúde a longo prazo. Por isso, investir em um purificador é dar uma atenção para você e sua família, levando uma água pura!

Agora que você entendeu os malefícios do cloro em excesso para a nossa saúde, se quiser saber mais sobre as vantagens da água purificada para o bem-estar e qualidade de vida, confira este texto sobre o assunto! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.