Água Purific

3 possíveis problemas causados pelo excesso de cloro no organismo

Purific
Escrito por Purific em 18 de maio de 2022
3 possíveis problemas causados pelo excesso de cloro no organismo
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O excesso de cloro no organismo pode trazer diversos malefícios para a saúde, mas ao mesmo tempo, sabemos que a etapa de cloração realizada nos sistemas de tratamento de água é importante para garantir que nenhum microrganismo prejudique nossa saúde.

Afinal, a água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e o ideal é que seja consumida em sua forma mais natural e longe de impurezas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos entender como funciona o tratamento da água com cloro e como o excesso dessa substância pode ser prejudicial. Confira!

A importância do tratamento da água com cloro

Primeiramente, é essencial entender que para que a água chegue até a sua casa, ela passa por um sistema de tratamento em instalações próprias, onde o cloro é apenas uma das substâncias utilizadas para eliminar qualquer componente  orgânico que possa contaminá-la.

Sendo assim, o cloro tem a função de impedir a proliferação de bactérias, protozoários e vírus prejudiciais para a saúde, permitindo o nosso acesso à água tratada.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade mínima segura de presença do cloro é de 0,4 mg a cada litro de água, e o Valor Máximo Permitido (VMP), é de 2 mg de cloro por litro.

Porém, a partir de 2 mg/L,  o cloro residual livre altera o sabor e o odor da água, possibilitando que o consumidor identifique irregularidade no padrão organoléptico da água. 

Inclusive, se a concentração de cloro for superior a 5 mg/L, além de tornar a água desagradável para consumo, também pode oferecer danos à saúde.

excesso de cloro no organismo

O excesso do cloro no organismo

De maneira geral, para evitar a chegada de água contaminada em nossas casas, as empresas que realizam o tratamento de água podem utilizar maiores quantidades de cloro, o que pode prejudicar a nossa saúde.

Alguns dos problemas que o excesso de cloro pode causar são:

1. Eczemas

Quando nossa pele entra em contato com o excesso de cloro, pode causar ressecamento dos tecidos cutâneos que ocasionam irritações na pele e eczemas.

Sintomas como coceiras, elevação da temperatura da pele, aspecto enrugado e envelhecido, além de queda na qualidade dos fios de cabelos e unhas;

2. Problemas respiratórios

Você sabia que o vapor de um banho quente pode conter até 20 vezes o acúmulo de cloro em relação a água da torneira?

Sendo assim, a inalação do excesso de cloro pode ressecar e irritar as vias aéreas, além de aumentar as chances de desenvolver asma e bronquite.

3. Câncer

A presença excessiva de cloro no organismo, a longo prazo e de forma ininterrupta, pode aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres na região das vias urinárias, como por exemplo, os rins e a bexiga.

Isso se dá porque o cloro pode desencadear um acúmulo de radicais livres (que são altamente cancerígenos) no nosso organismo, responsáveis por danificar células e prejudicando a eliminação da vitamina E do nosso corpo;

Além dos cenários mencionados acima, também podemos adicionar danos como:

  • desenvolvimento de problemas na produção de hormônios da tireóide;
  • risco de doenças cardiovasculares (por aumentar a adesão do colesterol LDL na parede das artérias);
  • indigestão e náuseas;
  • danificações no sistema nervoso, no fígado e nos rins.

E onde entra a Puri nessa história?

excesso de cloro no organismo

Em suma, como vimos ao longo deste artigo, o excesso de cloro no organismo pode causar diversos problemas de saúde. Porém, existe uma forma simples de se certificar de que você e sua família estão ingerindo água de qualidade: utilizando um purificador de água. 

Afinal, os purificadores da Purific contam com um moderno e sustentável sistema de redução do cloro residual da água, tornando-a segura e muito mais saudável.

Além disso, a Puri tem uma parceria com cientistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde pesquisas científicas são realizadas para garantir a remoção de contaminantes da água e emitir laudos que comprovam o quanto nossos refis são eficientes.

Assim sendo, com um purificador de água da Purific, você e sua família podem beber água tranquilamente, sem ter que se preocupar se os níveis de cloro na água estão adequados para o consumo.

Agora, se depois de aprender sobre os perigos e malefícios do excesso de cloro na água, você deseja entender melhor quais são os principais benefícios da água no nosso organismo, basta dar uma olhada neste nosso artigo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.