Benefícios da água

Água com limão emagrece: mito ou verdade?

Purific
Escrito por Purific em 15 de dezembro de 2021
Água com limão emagrece: mito ou verdade?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Água com limão emagrece: mito ou verdade? Essa é provavelmente uma das perguntas mais feitas a endocrinologistas, nutrólogos e nutricionistas nos últimos anos.

De fato, por se tratar de duas coisas que fazem muito bem à saúde (água e limão), não seria absurdo imaginar que essa mistura traga mais uma vantagem. Por outro lado, será mesmo que ela é tão milagrosa assim?

Neste artigo, a Purific vai te explicar se a água com limão é capaz de ajudar no emagrecimento e quais são os reais benefícios da combinação entre esses dois ingredientes. Confira!

Por que a água com limão é tão popular?

O limão é uma fruta que combina muito com os brasileiros. O gostinho cítrico, que lembra o verão, vai bem em quase tudo: na limonada, na salada, no tempero da carne, na bebida…

E por falar em bebida, nos últimos anos, popularizou-se na Internet – principalmente entre as blogueiras – a ideia de que tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer. 

Bem, sabemos o quanto a água é importante para o nosso organismo, e o limão, de fato, também tem excelentes propriedades, mas será que essa mistura realmente ajuda a perder peso? Como ela auxilia, de verdade, o funcionamento do corpo? É o que vamos explicar agora.

Água com limão emagrece: mito ou verdade?

Certo, então vamos direto ao ponto. Água com limão emagrece: mito ou verdade? Se a gente considerar apenas a ingestão isolada dessa mistura, é mito.  

Na verdade, a água com limão até pode aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, fazer a pessoa ter menos vontade de comer doces e outros alimentos calóricos. Porém, é preciso entender que ela, sozinha, não vai fazer milagre. 

Para emagrecer de verdade, a forma mais eficaz é adotar uma dieta balanceada, associada à prática de atividades físicas.

Por outro lado, a combinação entre o líquido e a fruta cítrica é capaz de trazer vários outros benefícios para a saúde. Um estudo realizado com 30 pacientes que apresentavam quadros de hipocitratúria – baixa concentração de citrato na urina -, por exemplo, mostrou que o consumo diário de suco de limão pode ajudar a combater o desenvolvimento de cálculos renais (pedras nos rins).

Mas não é só isso. Vamos ver agora outras propriedades nutricionais do limão que podem ajudar a melhorar o funcionamento do nosso organismo:

Benefícios comprovados da água com limão

água com limão emagrece: mito ou verdade?
  • Mantém o corpo hidratado;
  • Por ser uma fruta rica em Vitamina C, o limão ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem ação antioxidante (faz bem para a pele), e melhora a absorção de ferro, reduzindo o risco de anemia;
  • A fruta também é rica em potássio, cálcio e fósforo, contribuindo para o correto funcionamento das células, para o metabolismo e para o fortalecimento dos ossos;
  • A pectina, uma fibra solúvel encontrada no limão, não apenas aumenta a sensação de saciedade, como também melhora toda a flora intestinal, ajuda o fígado a produzir a bile e ainda reduz o colesterol ruim (LDL).

Água com limão faz mal para o estômago?

Não, pelo contrário! Isso porque a acidez do limão será neutralizada na mistura com a água alcalina e, como vimos, essa combinação tem propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para o metabolismo. 

Sendo assim, tomar água com limão tem maior capacidade de ajudar do que de piorar os sintomas da gastrite ou de outros problemas estomacais.

Conclusão

Neste artigo, respondemos a uma pergunta bem famosa na Internet nos últimos anos: água com limão emagrece – mito ou verdade?

Embora a combinação, sozinha, não seja suficiente para fazer a pessoa perder peso – alimentação e exercícios físicos são muito mais eficazes neste quesito -, ela pode ajudar a reduzir o consumo de alimentos calóricos, por aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, traz uma série de benefícios para a saúde, uma vez que o limão possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ainda é rico em nutrientes como potássio, cálcio e fósforo. 

Se você gostou do conteúdo, aproveite também para ver este outro artigo do blog da Purific, onde esclarecemos outra dúvida comum: Beber muita água emagrece? Mito ou Verdade? – Purific Brasil.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.