Hidratação

Beber muita água emagrece? Mito ou Verdade?

Purific
Escrito por Purific em 6 de setembro de 2021
Beber muita água emagrece? Mito ou Verdade?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas pessoas procuram na internet receitas milagrosas para perder alguns quilos, muitas delas até prejudiciais para a nossa saúde. Mas uma dúvida comum é se beber muita água emagrece.

Bom, que é um hábito saudável beber água todo mundo sabe, a hidratação ajuda no funcionamento o organismo, entretanto, será que é mito ou verdade que ela ajuda na hora de diminuir alguns números na balança? 

Se você quiser tirar suas dúvidas sobre isso, acompanhe o texto, pois vamos mostrar se beber muita água emagrece, ou se é apenas um mito.

Beber muita água emagrece?

Antes de responder a essa pergunta, é importante saber que, isoladamente, beber água por si só não vai trazer nenhum resultado positivo para perder peso. Isso não se constrói apenas com uma atitude isolada, mas sim aliada com uma boa alimentação e com a prática de exercícios.

Agora, beber água pode ajudar a emagrecer sim, porque ela contribui para o bom funcionamento do nosso organismo e, com isso, pode acelerar o metabolismo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta que o ideal é um adulto tomar até 2 litros de água por dia. 

Um estudo de uma universidade dos Estados Unidos apontou que há um efeito positivo em beber água e emagrecer. O consumo de água pode trazer vários benefícios nesta questão de perda de peso, como:

  • Digestão: tomar um copo de água antes de cada refeição hidrata o sistema digestivo e ajuda na digestão, melhorando a evacuação e, com isso, nos sentimos menos inchado;
  • Detox: quanto mais bebemos água, mais limpamos nosso corpo das toxinas presentes por meio da urina. Então, a água funciona como um detox natural;
  • Saciedade: a água ajuda a controlar o apetite, mas aí vai um aviso: beber durante as refeições pode atrapalhar a digestão, principalmente no estômago. Por isso, evite beber enquanto come;
  • Água sempre: tudo bem que você pode tomar um suco, um chá ou um café. Mas lembre-se de que a água não tem calorias, ao contrário destas outras bebidas.

Água gelada ajuda a emagrecer

Se beber muita água emagrece, por outro lado, o fato de beber água gelada não muda em nada seu peso na balança. Ao ingerir água gelada, o corpo da pessoa trabalha para regular a temperatura, queimando mais calorias. 

Mas a temperatura do corpo humano é de aproximadamente 37°C.  Para fazer o nosso corpo perder tanta temperatura por meio de água gelada seria necessário beber uma quantidade de água impraticável. 

Por isso, existem outras maneiras mais saudáveis e eficazes de perder peso, como ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios. 

Beber água reduz o apetite

Isso sim pode ser considerado uma verdade, porque a água aumenta a saciedade, principalmente ao beber antes da refeição. Como dissemos, beber água durante a refeição não é muito indicado, até porque pode afetar os sucos gástricos do estômago, demorando ainda mais para a digestão. 

Agora, a água é essencial para o corpo em si na questão de distribuir os nutrientes que consumimos durante a nossa alimentação. 

Posso substituir a água por chá, suco ou outros líquidos?

Beber somente água por muito tempo acaba enjoando também, não é mesmo? Por isso, você pode variar no consumo de líquidos. Pensando na saúde e no emagrecimento em si, devemos evitar refrigerantes por serem altamente calóricos.

Uma boa opção é ingerir água aromatizada, muitos usam com abacaxi, hortelã, morangos, laranja etc. A água com limão também traz muitos benefícios para a nossa saúde. 

Sentir sede é sinal de estar desidratado

Para finalizar, um recado muito importante! Beba água sempre, mesmo se não estiver sentindo sede. Aliás, a sede em si já é um dos primeiros sinais de que o nosso corpo precisa de água. E a desidratação pode trazer vários problemas de saúde. 

Agora, além de beber água, que tal beber uma água de qualidade, purificada, que te entrega ainda mais saúde?

Os purificadores da Purific eliminam as impurezas e substâncias contaminantes que tenham na água, além disso, equilibra o pH da água, deixando-a levemente alcalina, o que é melhor para a saúde!

Se quiser saber mais sobre os nossos purificadores, entre no nosso site e confira nossa linha. Agora se quiser saber mais sobre os benefícios da água purificada, confira o nosso blog.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *