Água Purific

Cloro na água: 7 perigos do cloro durante o seu banho

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 8 de março de 2024
5 min de leitura
Cloro na água: 7 perigos do cloro durante o seu banho
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nada como tomar um banho gostoso e ficar com aquela sensação de limpeza e relaxamento, não é mesmo? O banho faz parte da nossa rotina e cultura, e traz uma série de benefícios higiênicos, mentais e físicos para nós!

Mas, sabia que mesmo a água que recebemos do chuveiro pode trazer alguns riscos? O cloro na água da rede pode oferecer problemas de saúde, o que exige atenção e alguns cuidados necessários. Confira tudo sobre esse assunto neste texto!

Por que se usa cloro na água que tomamos banho?

Closeup female hands under the stream of splashing water - skin care concept

Como se sabe, a água que recebemos em nossa casa recebe uma série de tratamentos químicos para deixá-la mais propícia ao uso. Por isso, o cloro é frequentemente adicionado à água para desinfecção, sendo uma prática comum nos sistemas de tratamento de água. 

O principal objetivo do cloro na água é eliminar ou reduzir a presença de microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e protozoários, que podem representar riscos à saúde humana.

Como o cloro atua na água:

Desinfecção

Como falamos, o cloro é um produto que atua como um agente desinfectante eficaz que mata ou inativa microrganismos presentes na água. Com isso, ele é importante na prevenção da disseminação de possíveis doenças que podem ser transmitidas pela água.

Controle de Bactérias Residuais

O cloro fica na água, pois, mesmo após o tratamento, algumas bactérias residuais continuam presentes. Dessa forma, uma pequena quantidade de cloro continua na proteção contra a contaminação durante a distribuição da água para a população.

Eliminação de Odor e Sabor Desagradáveis

O cloro também ajuda na redução de possíveis odores e sabores desagradáveis na água, que podem ser oriundos do tratamento ou da origem da água. Isso proporciona uma experiência mais agradável para o consumidor.

Vale lembrar que, embora a adição de cloro seja uma prática comum e eficaz para garantir a qualidade da água, alguns indivíduos podem ser sensíveis ao cloro, experimentando irritações na pele, nos olhos, etc. 

Além disso, existem alguns perigos específicos que o cloro na água oferece, especialmente durante o banho, como você verá a seguir!

Quais os perigos do cloro na água durante o banho?

Side view woman taking shower

Como falamos acima, o cloro é fundamental para a limpeza e tratamento da água que chega em nossa casa, mas, isso não impede que ele cause alguns problemas para a nossa saúde, ainda mais se considerando que o banho é uma prática diária. Confira alguns exemplos:

Ressecamento Capilar

O cloro pode retirar os óleos naturais dos fios e do couro cabeludo, deixando o cabelo seco e sem brilho. Esse efeito pode ser particularmente agravado para quem já possui cabelos naturalmente mais secos.

Descoloração dos Fios tingidos

Os cabelos tingidos são muito populares, e o cloro pode ser um inimigo dessa prática. O agente descolorante presente na água pode comprometer a intensidade e a durabilidade da cor, além de diminuir a intensidade e os efeitos da tintura.

Irritação Cutânea

A pele humana costuma ser sensível ao cloro na água. E essa exposição constante, especialmente dos banhos, pode levar a irritações, coceiras e até mesmo erupções cutâneas. Pessoas com peles sensíveis podem sofrer mais intensamente com esse problema.

Outros problemas na pele

Como está em contato direto com a água, a pele acaba sofrendo mais os efeitos. Pessoas que sofrem de dermatite atópica, podem ter os sintomas agravados pelo cloro. Além disso, o cloro prejudicar a criação do colágeno na pele, resultando em envelhecimento precoce e perda de elasticidade. 

Veja também: Alergia a água: 7 mitos e verdades sobre esse problema

Problemas Respiratórios

A maioria das pessoas toma banhos quentes, levando a uma certa inalação do vapor de água clorada. Ao longo do tempo, isso pode afetar as vias respiratórias, causando irritação e piorando os sintomas em pessoas com condições como asma. 

Corrosão nas Tubulações

A presença constante de cloro na água pode corroer as tubulações ao longo do tempo, levando a vazamentos e diminuindo a eficiência do sistema hidráulico. 

Danos ao Chuveiro e Acessórios

Além da tubulação, que citamos acima, os próprios chuveiros e seus acessórios podem sofrer corrosão quando expostos repetidamente ao cloro. Por mais que eles sejam preparados para isso, esse desgaste pode levar a vazamentos, perda de pressão e a necessidade de substituição mais frequente.

Ou seja, o cloro na água pode trazer uma série de problemas ao longo prazo. Mas, como evitar isso? Continue lendo para saber!

Declorador PURIFIC – A solução para a sua casa

A PURIFIC oferece uma linha completa de soluções para purificação de água tanto para a água que será consumida nos filtros e bebedouros, como também na estrutura para banhos da sua casa!

Com isso, você diminui o contato com o cloro que chega até você pela rede de água, com sistemas fáceis de instalar, trocar refis e extremamente seguros.

A LINHA CASA oferece filtros para chuveiros que atuam com tecnologia filtrante Carvão Block:

  • Evita crises alérgicas e respiratórias pela inalação do cloro;
  • Melhora o aspecto do cabelo, que fica mais macio e com brilho;
  • Reduz o cloro livre presente na água pré-tratada;
  • Reduz as partículas de chumbo e cobre presentes nas tubulações;
  • Reduz o gosto e mau cheiro provenientes da decomposição de materiais orgânicos;
  • Evita a proliferação de microrganismos.

Clique no banner abaixo e conheça a nossa linha de decloradores e filtros para chuveiros.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.