Água Purific

Alergia à água: 7 mitos e verdades sobre esse problema

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 23 de fevereiro de 2024
Alergia à água: 7 mitos e verdades sobre esse problema
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Alergias são condições de saúde muito comuns, onde o sistema imunológico reage a substâncias ou outros fatores exageradamente. A Organização Mundial de Saúde estima que 40% da população mundial tem algum tipo de alergia. Quem não conhece alguém que tenha alergia a algum tipo de alimento ou picadas de insetos, não é mesmo?

Alergias são problemas sérios, que exigem muito cuidado por parte de quem sofre e também de quem está em volta.

Um tipo de alergia que causa muita dúvida e confusão é a alergia à água. Por isso, neste post, iremos falar o que é essa condição, causas, sintomas e tratamentos, e também falar sobre os mitos e verdades relacionados à essa alergia.

O que é alergia à água?

A alergia é uma condição onde o contato com a água, em qualquer temperatura, desencadeia uma reação alérgica na pele. Como previsto, essa condição traz uma série de restrições e cuidados necessários para quem sofre com ela. 

No entanto, é importante lembrar que essa alergia é extremamente rara. Estima-se que ela atinja 1 a cada 200 milhões de pessoas, o que significa que existam cerca de 100 pessoas no mundo que sofram com essa condição. 

A ciência ainda não compreende totalmente as causas desse problema. As principais suspeitas são que essas reações estão relacionadas a componentes presentes na água, como minerais ou substâncias químicas, mas alguns distúrbios imunológicos também podem contribuir para o surgimento de alergias.

Quais são os principais sintomas e tratamentos?

Foto grátis mulher que sofre de alergias

A alergia à água apresenta os clássicos sintomas da maior parte das alergias:

  • Vermelhidão ou urticária após o contato com a água.
  • Coceira intensa na pele, especialmente na parte que entrou em contato com a água.
  • Bolhas ou erupções cutâneas.
  • Em casos mais graves – e também mais raros, sintomas sistêmicos como falta de ar.

E assim como os sintomas são parecidos com os de outras alergias, os tratamentos para esse problema também são. Confira os principais:

Medicamentos

Anti-histamínicos e corticosteroides tópicos são boas opções para lidar com a resposta alérgica, como coceira, vermelhidão, inflamação ou irritação.

Tratamento de imunoterapia

Em alguns casos, especialmente os mais graves, pode ser considerada uma opção para fortalecer o sistema imunológico contra a reação alérgica.

Evitar exposição

Claro que evitar contato com a água é muito difícil. Mas nesse caso se recomenda tomar banhos rápidos, dando preferência para águas filtradas ou tratadas, para reduzir as reações alérgicas. 

Vale lembrar que, em todo tipo de alergia, o melhor é seguir as recomendações médicas, tanto em relação aos cuidados, quanto em relação aos tratamentos.

7 mitos e verdades sobre a alergia à água

Foto grátis a menina precisa de uma desculpa pensando em ficar focada em uma pose pensativa

Agora que já falamos um pouco sobre as causas, sintomas e tratamentos da alergia à água, confira 7 mitos e verdades sobre essa condição.

1 – Alergia à água é causada por impurezas.

VERDADE! Apesar de a causa exata ser desconhecida, as impurezas e, por vezes, a temperatura, são os principais fatores que contribuem para as reações alérgicas. 

2 – A alergia à água é contagiosa.

MITO! Como a maioria das condições alérgicas, ela é individual e não é contagiosa, já que está relacionada ao sistema imunológico de cada um. 

3 – Qualquer tipo de água pode desencadear a alergia.

VERDADE! Apesar de impurezas oferecerem mais riscos para reações alérgicas, essa alergia pode ser de diferentes fontes, incluindo água doce e salgada.

4 – A alergia à água afeta apenas adultos.

MITO! Mesmo com poucas pessoas que apresentam essa condição, a alergia à água pode se manifestar em qualquer idade, inclusive na infância. Aliás, outro ponto interessante é que ela é mais comum em mulheres do que em homens.

5 – Banhos quentes agravam a alergia.

MITO! A princípio, a temperatura não parece influenciar diretamente a alergia à água, exceto se a pessoa tiver alergias relacionadas à temperatura.

6 – Não existem tratamentos eficazes para a alergia à água.

MITO! Apesar de não haver uma cura definitiva para a alergia à água, todos os tratamentos que citamos acima no texto se mostram muito efetivos para aliviar os sintomas. 

7 – A alergia à água é psicológica.

MITO! A alergia à água é uma condição física com base em reações imunológicas à água, não são afetadas por problemas psicológicos.

Como você viu, ainda se sabe pouco sobre essa condição, até mesmo por conta da sua raridade. Porém, é importante saber os mitos e verdades para se prevenir e conhecer mais sobre esse assunto, que pode assustar algumas pessoas. 

Água pura é com a PURIFIC!

Como você viu, apesar de a alergia à água ainda ser misteriosa para a ciência, já se entende que os componentes químicos presentes na água são as principais causas dessa condição. Esse é mais um motivo que torna a água purificada a melhor escolha para a sua saúde!

E a melhor forma de contar com essa água de qualidade é com um purificador da PURIFIC. Oferecemos uma linha completa de purificadores para casas e escritórios, para deixar a saúde da sua família em dia com uma água pura DE VERDADE

Clique no banner abaixo para conhecer nossos purificadores:

 Além disso, oferecemos também uma linha completa de filtros, refis, garrafas e squeezes com purificadores embutidos. Acesse o site e conheça nossos produtos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.