Benefícios da água

Afinal, beber água antes de dormir faz bem ou mal?

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 8 de setembro de 2023
Afinal, beber água antes de dormir faz bem ou mal?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando falamos sobre beber água, automaticamente pensamos em um estilo de vida mais saudável e a importância de sempre se manter hidratado durante o dia. Mas há muitas dúvidas sobre as quantidades e momentos certos para inserir, como: “Quantos litros de água devo beber por dia?” ou “Beber água antes de dormir é bom ou ruim?”, entre várias outras.

Por isso, nesse post vamos te falar tudo sobre os benefícios de beber água antes de dormir e ao acordar, a quantidade ideal de água para consumir a noite e outras dicas para você se manter hidratado sem prejudicar a qualidade do seu sono.

Beber água antes de dormir é bom ou ruim?

De forma geral, beber água à noite ou logo antes de dormir, traz uma série de benefícios para a saúde, afinal, o período de sono representa em média 8 horas. 

Confira alguns benefícios de beber água antes de dormir:

Hidratação noturna

Beber água antes de dormir ajuda a manter o seu organismo hidratado durante o período de sono, que geralmente dura várias horas. Estar hidratado durante o sono, evita as chances de você acordar a noite com sede, um processo que acaba interrompendo o seu descanso.

Facilita funções corporais

A água é essencial para a maioria de nossas funções corporais, incluindo a regulação da temperatura, transporte de nutrientes, remoção de resíduos e bom funcionamento dos órgãos. Consumir água logo antes de dormir ajuda o corpo a continuar realizando essas funções importantes, mesmo durante o nosso período de repouso.

Redução da sensação de boca seca

Quem nunca acordou no meio da noite ou de manhãzinha com aquela sensação de boca e garganta ressecadas? Beber água antes de dormir auxilia na prevenção desse problema, ainda mais em locais ou épocas de clima seco.

Ajuda na recuperação física

Quem pratica exercícios durante o dia, especialmente de forma intensa, sabe o quanto a água é fundamental para a recuperação do corpo. Beber água antes de dormir pode colaborar na recuperação muscular e na redução da fadiga, para que você acorde com mais disposição e se sentindo melhor.

Melhora a digestão

Comer antes de dormir, especialmente refeições pesadas, não é recomendável. Mas, caso você tenha se alimentado próximo à hora do sono, beber água pode ajudar na digestão, evitando desconforto durante o sono.

Isso tudo sem contar os outros benefícios de se manter hidratado, como:

  • melhoria na saúde da pele e cabelo;
  • aumento da imunidade;
  • eliminação de toxinas;
  • redução da fadiga;
  • melhoria da digestão;
  • aumento geral da saúde, entre muitos outros.

Veja também: 8 benefícios surpreendentes da água.

Quanto beber de água antes de dormir?

Foto grátis jarro e copo de água perto da mulher

Para falar disso, precisamos estabelecer que a quantidade de água necessária que uma pessoa deve consumir pode variar de acordo com características individuais, estilo de vida, clima, entre vários outros fatores. 

O mais importante é se manter hidratado durante todo o dia e, especialmente, evitar grandes períodos sem beber água. Ainda existem muitos debates entre especialistas sobre a quantidade necessária de consumo diário de água, mas estima-se que em média um adulto deve consumir cerca de 2 litros por dia.

Antes de dormir, não existe uma medição recomendada. É válido lembrar que a quantidade de água que você bebe e o momento em que consome pode afetar sua qualidade de sono. Por exemplo, beber uma grande quantidade muito perto da hora de dormir pode levar à interrupção do sono para ir ao banheiro. 

Seja durante o dia ou antes de dormir: fique atento à qualidade da água!

Ingerir água é um dos cuidados mais importantes que temos com a nossa saúde, e a qualidade dela influencia muito na nossa qualidade de vida! Por isso, o ideal é sempre buscar as opções mais puras e limpas para consumir.

E a forma mais rápida e prática de fazer isso é com o uso dos purificadores da Purific

Nossos purificadores oferecem água alcalina e fresca em todos os refis. Ou seja, não é apenas uma filtragem, mas sim um processo de purificação da água, enriquecida com minerais, e livre de toxinas e contaminantes.

E o melhor: Fáceis de usar e com ótimo custo-benefício. Acesse nosso site para conferir a nossa linha completa de purificadores!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.