Saúde

Beber água depois de comer faz mal?

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 25 de agosto de 2023
Beber água depois de comer faz mal?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dúvida sobre beber água depois de comer é comum e permeia as conversas de muitas mesas de jantar. De geração em geração, os conselhos sobre quando e como beber água durante as refeições variam. 

Será que existe algum fundamento científico para essas recomendações? Vamos desmistificar este tópico e trazer informações claras para te ajudar a fazer a escolha certa.

Há quem acredite que beber água durante as refeições pode atrapalhar a digestão. Outros defendem que a água pode até auxiliar no processo digestivo. Mas, independentemente das opiniões, é essencial ter em mente a qualidade da água que estamos ingerindo. Entenda!


Afinal, beber água depois de comer faz mal?

Ao contrário do que muitos pensam, não há evidências científicas sólidas que apontem que beber água imediatamente após as refeições seja prejudicial à saúde ou à digestão. 

De acordo com especialistas, a água pode até ajudar a diluir o estômago, facilitando a ação dos ácidos que quebram os alimentos. No entanto, beber grandes quantidades pode causar uma sensação de estufamento, o que é desconfortável para algumas pessoas.

Para aqueles que acreditam que beber água durante as refeições pode diluir os sucos gástricos e atrapalhar a digestão, saibam que o corpo humano é extremamente adaptável. 

Nosso sistema digestivo é preparado para lidar com a ingestão de líquidos e alimentos ao mesmo tempo. De fato, a saliva, que é composta majoritariamente de água, já atua nesse processo de digestão.

Então, pode tomar água depois de quanto tempo após comer?

Embora não seja prejudicial beber água logo após comer, a recomendação geral é esperar de 15 a 30 minutos após a refeição para beber grandes quantidades. Esse intervalo pode ajudar na assimilação dos nutrientes pelo corpo. 

Contudo, beber pequenas quantidades imediatamente após a refeição não é motivo para preocupação.

tomar água depois de comer

Quais são os principais mitos e verdades relacionados a esse assunto?

Mitos

  • Interfere na digestão: como mencionado anteriormente, nosso corpo é adaptável, e a água não interfere significativamente na digestão.
  • Engorda: a água não possui calorias. Portanto, beber água, mesmo durante as refeições, não faz você engordar.
  • Dilui os sucos gástricos: o corpo humano está preparado para a ingestão de água e comida simultaneamente.

Verdades

  • Sensação de estufamento: beber grandes quantidades de água de uma vez, principalmente após comer, pode causar desconforto.
  • Auxilia na digestão: a água ajuda a diluir os alimentos e pode facilitar a ação dos ácidos estomacais.
  • Hidratação: manter-se hidratado é vital, independentemente de quando você opte por beber água.

Qual a importância de ingerir água de qualidade?

Ingerir água de qualidade é essencial para garantir que seu corpo receba a hidratação adequada sem a adição de impurezas ou contaminantes. Uma água impura pode causar doenças e afetar sua saúde a longo prazo.

Além de pensar em quando beber água, é essencial garantir que a água que você consome seja de excelente qualidade. E aqui entra a relevância de sistemas de purificação, como os da Purific, que asseguram que você esteja bebendo uma água livre de contaminantes.

Quais os principais benefícios de beber água purificada?

Beber água purificada oferece uma série de benefícios para a saúde e bem-estar. Aqui estão os principais benefícios:

  • Prevenção de doenças: a água contaminada pode ser uma fonte de bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos nocivos que podem causar doenças como cólera, giardíase, entre outras. Beber água purificada ajuda a reduzir o risco de contrair essas doenças.
  • Melhoria na digestão: a água limpa e pura auxilia no processo de digestão e ajuda a manter o equilíbrio do sistema digestivo.
  • Absorção de nutrientes: a água purificada pode melhorar a capacidade do corpo de absorver nutrientes essenciais, garantindo que o corpo obtenha todos os benefícios dos alimentos que consome.
  • Proteção contra metais pesados e químicos: os purificadores de água são geralmente projetados para eliminar metais pesados como chumbo, mercúrio e outras substâncias tóxicas que podem estar presentes na água.
  • Melhor sabor: a água purificada geralmente tem um sabor mais limpo e refrescante em comparação com a água da torneira, que pode conter cloro e outros produtos químicos.
  • Economia: embora a instalação de um purificador possa ter um custo inicial, a longo prazo, pode ser mais econômico do que comprar garrafas de água constantemente.
  • Eco-friendly: optar por um purificador em vez de garrafas de água reduz o desperdício de plástico, contribuindo para um ambiente mais limpo.
  • Garantia de consistência: um purificador garante que você sempre tenha acesso à água limpa e segura, independentemente da qualidade da água da torneira ou de outras fontes.

É importante lembrar que para obter todas essas vantagens, o purificador de água deve ser limpo — e seu refil substituído — regularmente para garantir que ele funcione corretamente e ofereça água de qualidade constantemente.

tomar água depois de comer

Do mito à pureza

Em meio a tantos mitos e verdades sobre quando e como beber água, uma certeza prevalece: a qualidade da água que consumimos é fundamental. A água desempenha um papel vital em quase todas as funções corporais, e sua pureza pode fazer a diferença na promoção da nossa saúde. 

Sendo assim, ao invés de nos concentrarmos apenas no tempo certo para beber água em relação às nossas refeições, precisamos também dar ênfase à proveniência dessa água.

A Purific, ciente dessa necessidade, trabalha arduamente para oferecer soluções que garantam água purificada e de alta qualidade aos seus consumidores. Afinal, ao escolher um purificador de água de confiança, você assegura a sua saúde e bem-estar diário

Então, não perca mais tempo e acesse o nosso site para conferir como a Purific pode ajudar você nessa jornada de hidratação saudável – antes, durante e após as refeições. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.