Saúde

Como manter-se hidratado

Purific
Escrito por Purific em 25 de março de 2021
Como manter-se hidratado
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Manter o nosso corpo hidratado é importante para manter o bom funcionamento dele e beber água diariamente é uma atitude saudável. Mas é possível colocar em nossa dieta outros alimentos para nos hidratar.

As principais fontes de água são os líquidos ingeridos, além da água contida nos alimentos e água decorrente da oxidação metabólica. A quantidade de água nos alimentos é variável. A carne contém de 50 a 75% de água, já os vegetais podem chegar a 95%. 

Continue com a gente neste texto que vamos te mostrar que, além da água, outros alimentos podem ajudar na hidratação. Mas, lembre-se, a água ainda é fundamental.

 Consuma frutas com bastante água

Uma dieta comum, com variedade de frutas, legumes e verduras, fornece por volta de 1000 ml de água. Com o processo de oxidação, os alimentos ainda são capazes de fornecer um volume adicional de aproximadamente 300 ml de água.

O nosso corpo é composto por 65% de água e, o mais importante, não devemos esperar ter sede para beber água. A sede, em si, já é um sinal de desidratação.

E se você busca uma alimentação balanceada até na questão de hidratar o seu corpo, confira essas dicas:

Água: Essa dica é a mais lógica, não é mesmo? Mas muitas pessoas se esquecem de beber água durante o dia e é preciso uma quantidade certa para repor o que perdemos diariamente.

Alimentos ricos em água: Muitas frutas e verduras são ricas em água e, além dela, também contêm sais minerais e outros nutrientes importantes. Confira algumas frutas e sua porcentagem de água.

  • Abobrinha: 97%
  • Alface: 96%
  • Pepino: 96%
  • Tomate: 94%
  • Melancia: 92%
  • Morango: 92%
  • Pêssego: 89%
  • Abacaxi: 87%

Diminua o sal: Se você quer aumentar a hidratação no seu corpo, deve diminuir o sal. O sal pode desidratar as células e causa inchaços.

Ajudantes: Não só a água é o líquido que hidrata, assim como chás, bebidas esportivas, água de coco sucos, além de sopas no inverno. Todas essas são grande aliadas da água nessa missão.

Saiba a quantidade de água ideal

Então, para manter-se hidratado e com o corpo saudável, é necessária a ingestão de água diariamente, principalmente para repor as perdas.  Quanto maior a atividade física realizada, e/ou maior a temperatura do ambiente, maior deve ser a quantidade de água ingerida.

A recomendação média é de 2 litros por dia para adultos, de 50 a 60 ml/kg/dia para crianças e 150 ml/kg/dia para os bebês. 

No caso dos adultos, a conta que se costuma fazer é de ingerir 35 ml de água por dia. Se uma pessoa pesa 70 quilos, terá de ingerir 2,4 l por dia. Já uma pessoa que pesa 50 quilos terá de beber 1,7l.

Tenha água sempre por perto

Para atingir esse objetivo você pode traçar metas durante o dia, mas uma coisa será fundamental para isso: tenha uma garrafinha de água perto de você.

Falando sobre a meta, quando se vai correr uma maratona, não se deve pensar no quilômetro 42, isso assusta logo de cara. Pense quilômetro por quilômetro, assim a meta é mais alcançável.

Assim também é com a água. Se você pensar que tem de beber dois litros de água por dia, pode parecer muita coisa. Mas divida o objetivo final em várias metas possíveis de atingir.

Se você tem de beber dois litros por dia, pense em quatro garrafinhas de meio litro, duas de manhã e duas de tarde. Só aí já bateria a meta, sem contar o que poderá beber à noite.

Muito mais fácil, não é mesmo? É por isso que é importante ter uma garrafinha sempre por perto.

Porque o dia vai passar e, se você não tiver essa garrafinha para te lembrar, com certeza irá esquecer e não baterá a meta. Por isso, é sempre importante manter o líquido por perto. 

Água tem substitutos? Fique atento aos rótulos!

O mais importante é saber que a água não tem substitutos, mas pode ter vários auxiliares. Isso porque a água em si é essencial para nossa vida.

É preciso tomar cuidados com produtos industrializados que você pode inserir na sua dieta para auxiliar na hidratação, como as águas aromatizadas ou bebidas esportivas.

Esses produtos podem conter açúcar em excesso e fazer mal para quem tem diabetes, por exemplo. Por isso, sempre leia os rótulos.

Já o consumo inadequado de bebidas isotônicas pode agravar algumas doenças crônicas.

Quais os benefícios de beber água?

A água é fundamental para a hidratação do corpo. Portanto, não espere sentir sede para beber água. A sede já é sinal de desidratação.

Beber água, ainda mais se for purificada, traz vários benefícios para o nosso organismo. A água purificada é mais saudável, livre de substâncias contaminantes e com uma melhor qualidade do que a filtrada.

Beber a quantidade ideal de água por dia ajuda a regular a temperatura do corpo, melhora a funcionalidade dos rins, hidrata a pele, cabelos e unhas, facilita a digestão, diminuindo a constipação, e ajuda a emagrecer.

Se você busca uma água de qualidade, os purificadores da Purific têm vários modelos que poderá te auxiliar na busca de uma qualidade melhor de água e de vida.

Drielly Ronqui Villa

Nutricionista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.