Desidratação

Afinal, desidratação aumenta a pressão arterial?

Purific
Escrito por Purific em 25 de março de 2021
Afinal, desidratação aumenta a pressão arterial?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já ouviu falar que a desidratação aumenta a pressão arterial? Claro que existem outras causas para a hipertensão arterial, como obesidade, alimentação inadequada, entre outros.

Mas a dúvida frequente que temos é em relação ao tanto de água que devemos beber durante o dia para não sofrer com a desidratação e fazer nosso corpo funcionar perfeitamente.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você tirar suas dúvidas sobre a relação entre desidratação e pressão arterial. Uma boa leitura!

Sintomas de desidratação

A sede é o primeiro e o mais famoso sintoma de desidratação. É isso mesmo! Quando sentimos sede é sinal que o nosso cérebro manda avisando que o corpo já está desidratado.

Este é o primeiro sinal, mas existem outros, conforme a desidratação vai aumentando. Por isso, é importante ficar atento, porque quanto mais desidratado, mais riscos corremos!

Outros sintomas são:

  • boca seca e pegajosa: isso acontece porque a produção de saliva na nossa boca diminui pela falta de água no nosso corpo;
  • urina escura: sem a quantidade de água ideal no nosso corpo, o rim trabalha no sacrifício. Com isso, vamos menos ao banheiro e a urina fica mais escura;
  • cansaço: a desidratação faz o nosso corpo ter menos energia e, com isso, sentimos fadiga e cansaço.

Por isso, quando você sentir estes sintomas, procure beber líquidos, de preferência água. Evite cafeína ou bebidas com muito açúcar, como refrigerante e suco.

Quando você se reidratar não sentirá mais sede e a sua urina voltará a ter uma cor mais clara. Sintomas que mostram que seu organismo está voltando ao normal.

Desidratação aumenta a pressão arterial?

desidratração aumenta a pressão arterial

A pressão alta é uma doença silenciosa e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 bilhão de pessoas no mundo.

No Brasil, o Ministério da Saúde diz que essa doença afeta 35% da população, mas o problema é que metade das pessoas não sabe que tem.

A desidratação silenciosa leva a uma diminuição do volume sanguíneo, que por sua vez causa uma diminuição da pressão do sangue. Quando não ingerimos uma quantidade suficiente de água, sem percebermos, o nosso organismo compensa através da retenção de sódio. 

É aí que está o perigo silencioso, pois a retenção do sódio causa aumento da pressão nas artérias e um aumento da pressão arterial como um todo, devido a um aumento da resistência periférica. 

Além disso, existe um aumento na produção de histamina que leva a um estreitamento ainda maior dos vasos sanguíneos. Tudo isso vai acontecendo sem percebermos. Quando os sintomas se tornam perceptíveis, é um sinal de que a desidratação já está avançada.

Segundo a cardiologista Ananda Caixeta Carneiro, em pacientes com doenças cardiovasculares, a desidratação leva a um desequilíbrio na pressão arterial, podendo provocar desmaios e outras complicações.

Desidratação e pressão arterial baixa

A pressão baixa é um dos sintomas também da desidratação, quando ela está em um nível alto (quando é inferior a 90×60 mmHg).

Outros sintomas da pressão baixa são tonturas, desmaios ou cansaço. Afinal, a desidratação faz com que o sangue tenha menos água e, com isso, a pressão arterial diminui, o que acaba causando os sintomas citados.

Por isso, é preciso tomar cuidado com a desidratação, ainda mais em idosos e crianças. Em épocas quentes, como o verão, redobre os cuidados também.

Quantos litros de água devemos beber por dia?

desidratração aumenta a pressão arterial

Dizem que o recomendado é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, mas na verdade esse número varia muito.

Apesar de ser um número próximo do ideal, alguns fatores influenciam na ingestão de água diariamente para um adulto.

Os fatores que podem influenciar a você tomar mais água do que os 2 litros são:

  • nível de exercício físico: se você corre ou pedala todos os dias necessita de mais água do que alguém sedentário, por exemplo;
  • clima: o importante é tomar água não importa o dia, mas em dias quentes é mais comum bebermos mais líquidos do que em dias mais frios;
  • metabolismo: pessoas com o metabolismo mais acelerado tendem a beber mais água do que os de metabolismo mais lento;
  • peso: uma pessoa mais pesada precisa de uma quantidade maior de água do que alguém mais leve. Aliás, esse número de 2 litros por dia é uma média, já que um adulto deve tomar 35 ml de água por quilo;
  • bebida alcóolica: o álcool ajuda a desidratar o organismo, por isso, quanto mais deste tipo de bebida você ingerir, mais água terá de consumir.

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque é ela que ajuda a transportar os nutrientes que ingerimos e mantém nossa temperatura corporal.

Um adulto tem 65% de água no corpo, enquanto um recém-nascido tem 78%. Isso mostra a importância dela para a nossa vida.

É claro que na correria do dia a dia é difícil fazer as contas de quanto de água você já bebeu, não é mesmo?

Por isso, use esta dica: a recomendação é tomar ao menos oito copos cheios de água diariamente. Procure sempre estar de olho na qualidade da água, que deve ser livre de cloro, bactérias, metais pesados e outros contaminantes. A purificação da água é uma excelente opção para garantir a qualidade.

Água purificada ajuda na saúde

desidratação água purificada

Uma água pura tem menos cloro, menos cheiro e gosto, além de mais sais minerais. Isso porque quando transpiramos e vamos ao banheiro, nós perdemos muito de nossos sais minerais.

A água purificada tem mais benefícios como o cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, do magnésio, que ajuda a absorver nutrientes e do potássio, importante para prevenir doenças.

Por isso que, ao beber água é importante saber da procedência dela e, se ela passou por um purificador da Purific, com certeza, você estará bebendo saúde!

Neste artigo, você pôde entender melhor por que a desidratação aumenta a pressão arterial. Se quiser continuar aprendendo, sobre a importancia da água, acesse o artigo no qual explicamos quais são as funções da água no organismo humano.

Drielly Ronqui Villa
Nutricionista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.