Hidratação

É verdade que beber água antes de dormir faz bem à saúde?

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 23 de novembro de 2022
É verdade que beber água antes de dormir faz bem à saúde?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Provavelmente, em algum momento da vida, você já deve ter ouvido falar que beber água antes de dormir ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Outros afirmam que é a noite que acontece a maior parte da eliminação de toxinas do nosso corpo e, por isso, ingerir o líquido antes de se deitar seria benéfico. Mas será que é verdade?

Neste artigo, descubra se essa teoria é verdadeira ou se faz parte da longa lista de mitos passados de geração a geração. Continue lendo!

Afinal, beber água de dormir é benéfico para a saúde?

Primeiramente, já vamos esclarecer que beber água antes de se deitar não acarreta nenhuma vantagem à nossa saúde.

Na verdade, pode ser até prejudicial, pois a ingestão de muito líquido antes de dormir faz com que qualquer pessoa se levante muitas vezes para ir ao banheiro, prejudicando a qualidade sono.

Sendo assim, não existe um momento ideal para beber água. A recomendação é que as pessoas se mantenham bem hidratadas ao longo do dia e evitem ingerir líquidos à noite

A importância de beber água

A água é responsável por dissolver substâncias — como sódio, fosfatos, cálcio, magnésio, potássio —, hormônios e nutrientes em geral. 

Por isso, o líquido é essencial para as funções de:

  • digestão;
  • absorção;
  • circulação;
  • utilização (como na produção de energia);
  • excreção.

Dessa forma, o nosso organismo regula a necessidade de água aumentando a diurese ou a sede, sendo que os rins são fundamentais para um controle de balanço hídrico efetivo. 

Por representar de 40% a 80% do peso total do ser humano, a falta de água pode ter como consequência sintomas como dor de cabeça, fraqueza, fadiga, tontura e, se prolongada, pode levar à morte.

Um erro comum é aguardar sentir sede para beber água, sendo que a sede já é um sinal de alerta acionado quando o corpo está com uma quantidade de líquidos abaixo do nível desejado.

A quantidade de água que cada pessoa precisa consumir diariamente varia de acordo com diversos fatores, mas a indicação geral é que todos devemos ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia.

Essa recomendação se dá porque durante 24h, por meio da urina, transpiração, respiração e atividades internas que precisam da água para manter as funções vitais, o ser humano perde aproximadamente 2 litros de água.

Como o corpo humano não possui reservas de água, é necessário repor essa quantidade diariamente para garantir que seu organismo consiga realizar suas funções básicas.

Entretanto, fatores como condições climáticas, quantidade de esforço físico, intensidade dos exercícios e até mesmo as roupas utilizadas podem influenciar nessa quantidade mínima de água que deve ser consumida.

Quais as estratégias para melhorar o consumo de água?

Agora, para quem não tem o costume de beber mais do que um copo de água por dia, beber 2 litros pode parar um desafio complicado de superar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar quem deseja adquirir esse hábito:

  • tenha sempre uma garrafa de água com você e deixe-a à vista para se lembrar com mais facilidade;
  • coloque lembretes/alarmes no celular;
  • baixe aplicativos específicos para te lembrar que está na hora de se hidratar;
  • beba água após finalizar uma xícara de café;
  • aceite sempre que te oferecerem um copo de água, mesmo se não estiver com sede;
  • defina momentos específicos para beber água: quando acordar, quando sentar para trabalhar, quando levantar para ir ao banheiro, antes de sair de casa, etc.

Enfim, como você pode ver, apesar dos benefícios de beber água antes de dormir serem infundados, manter seu corpo hidratado é essencial para a sua saúde.

Se você gostou deste artigo e conhece alguém que precisa urgentemente adquirir o hábito de beber mais água, compartilhe esse texto!

Ah! Falando nisso, você já está nos seguindo nas redes sociais? Estamos sempre postando dicas e informações incríveis para você no nosso instagram @purificbrasil

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.