Hidratação

Garrafa de água de plástico: 8 motivos para você PARAR de usar

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 18 de agosto de 2023
Garrafa de água de plástico: 8 motivos para você PARAR de usar
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O tempo vai passando e certas coisas que tínhamos como hábito vão ficando cada vez mais no passado, não é verdade? Os comportamentos mudam, ganhamos nova consciência sobre eles, e também sobre as práticas que tínhamos, como, por exemplo, o uso de garrafa de água de plástico.

Aliás, nos últimos anos, isso ficou muito claro com a diminuição crescente do uso de plástico no nosso dia a dia. Antes usado para absolutamente tudo, hoje, o plástico é evitado em restaurantes, indústrias e muito mais.

E isso acontece não apenas pela questão da sustentabilidade, sendo extremamente importante, mas também para outros pontos. Atualmente, se sabe, por exemplo, que usar garrafa de água de plástico não é uma atitude saudável, além de antiecológica. 

Por isso, vamos listar 8  motivos para você se livrar do hábito de consumir garrafa de água de plástico. Confira!

8 motivos para não usar mais garrafa de água de plástico

Alternativa à garrafa de água de plástico

Manter a sua hidratação é fundamental. Mas, como falamos, existem muitos motivos para você não usar mais garrafa de água de plástico no seu dia a dia. Confira 9 motivos para deixar esse hábito no passado:

1 – Poluição por plástico

Não é segredo para ninguém que plástico, incluindo garrafinhas, contribuem para a poluição ambiental, uma vez que o plástico pode levar centenas de anos para se decompor, prejudicando ecossistemas marinhos e terrestres. Cada vez mais se tem iniciativas para substituir o uso de plástico em quase todas as indústrias e mercados do mundo.

2 – Liberação de substâncias químicas

Algumas garrafas de plástico podem conter substâncias químicas, como bisfenol A (BPA) e ftalatos, que podem se lixiviar na água e serem potencialmente ingeridas. Essas substâncias podem desencadear problemas de saúde a longo prazo, como câncer e distúrbios hormonais.

3 – Qualidade da água e do plástico

A reutilização de uma garrafa de água de plástico, faz com que a qualidade da água armazenada comece a se deteriorar com o tempo, especialmente quando exposta ao calor ou ao sol. E isso também vale para o plástico em si. Com a reutilização, as garrafas se desgastam e, com isso, podem liberar partículas na água.

Leia também: 8 benefícios secretos da água que vão te surpreender

4 – Um hábito caro

Se você colocar na ponta do lápis e fizer as contas, comprar garrafa de água de plástico não é uma alternativa que vai te fazer economizar dinheiro. 

Além disso, as garrafas de plástico não são feitas para serem utilizadas por muito tempo, fazendo com que logo se deva comprar outra. Isso torna esse hábito uma alternativa mais cara do que o uso de garrafas reutilizáveis.

5 – Impacto ambiental da produção de plástico

No primeiro item dessa lista falamos da poluição causada pelo plástico, um material que demora muito tempo para se degradar, e acaba poluindo ambientes terrestres e marinhos. 

Mas também precisamos lembrar que a própria produção de plástico em si requer extração de recursos naturais e energia, além de contribuir para a emissão de gases de efeito estufa, gerando um grande impacto ambiental para um produto que terá pouquíssimo uso.

parar de usar garrafinha de plástico

6 – Reciclagem

Sim, já existem alguns tipos de garrafas de plástico que são recicláveis, mas isso não quer dizer que a maioria delas passam pelo devido processo de reciclagem. Inclusive, é muito comum ver garrafas em quase todos os ambientes que visitamos.

7 – Higiene

Reutilizar garrafas de água, de qualquer tipo, exige um cuidado com a limpeza. Isso acontece porque as garrafas de água por si são propensas à formação de colônias de bactérias e microrganismos que podem ser nocivos à saúde.

Segundo um estudo da Water Filter Guru, uma garrafa de água que não recebe a higiene adequada pode ser mais suja do que um assento de vaso sanitário. Como já falamos, as garrafas de água de plástico não são produzidas com o intuito de serem lavadas, fazendo com que a higiene adequada delas seja quase impossível.

8 – Uma cadeia de problemas

Já falamos que a produção do plástico em si é problemática, e também sobre como esses materiais são difíceis de tratar, podendo causar danos ambientais. Mas, o hábito de consumir garrafa de água de plástico vai além.

Pense em toda a logística de transporte dessas garrafas, a quantidade de água e materiais usados em sua produção, a quantidade de energia usada para as poucas que passam por processos de reciclagem, e os impactos no ecossistema. E tudo isso é causado por um hábito que pode ser facilmente substituído.  

A Purific tem a linha certa para sua hidratação com mais saúde e sustentabilidade

A Purific conta com uma linha que oferece hidratação, água de qualidade e sustentabilidade, de forma eficiente para o seu dia a dia. Confira!

Nossos modelos de garrafas e squeezes proporciona hidratação com designs modernos e elegantes, além de:

  • mais higiene e facilidade para limpar;
  • purificadores internos;
  • entrega rápida;
  • certificado pela Anvisa.

Para conferir a linha completa de produtos e soluções da Purific, acesse nosso site!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.