Hidratação

Pode beber água durante o treino? Qual a quantidade ideal?

Purific
Escrito por Purific em 24 de agosto de 2022
Pode beber água durante o treino? Qual a quantidade ideal?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você é o tipo de pessoa que pratica exercício físico, naturalmente pode se questionar em algum momento se pode beber água durante o treino. Essa dúvida é comum e pertinente!

Durante exercícios físicos, resumidamente, a temperatura corporal aumenta, produzimos suor e todo o corpo trabalha para regular a variação de calor.

Diante disso, neste texto separamos para você dicas sobre quando e como beber água durante o treino sem sobrecarregar o corpo nem desidratar.

Por que pode beber água durante o treino?

Embora o recomendado seja 2 litros de água por dia, a quantidade varia de acordo com cada indivíduo e características como peso, o clima do lugar onde mora, os exercícios que pratica, etc.

pode beber água durante o treino

Em um treino podemos perder, em média, 1 a 2 litros por hora de atividades físicas que, se não forem compensadas, levará à diminuição do rendimento e até a problemas de saúde.

O que acontece se não ingerir ou exceder a quantidade indicada?

Primeiramente, a sede é sintoma de que seu corpo está precisando de água, porém a queda de desempenho pode significar que o corpo está bem abaixo do ideal para funcionar.

Caso não se hidrate, você pode sentir tonturas ou até perder a consciência. Por outro lado, o excesso de água é chamado de hiponatremia, um desequilíbrio de eletrólitos no corpo que podem causar:

  • náuseas;
  • vômito;
  • dor de cabeça ou confusão mental;
  • fadiga.

A baixa concentração de sódio no corpo pode exigir até a hospitalização do paciente para normalizar a situação. Por isso, é necessário saber o equilíbrio entre beber muita e pouca água. Vamos ver melhor isso abaixo. 

Quantos ml pode beber água durante o treino?

Alguns autores defendem a sede como medidor de hidratação, porém, durante o treino, as pessoas tendem a esquecer de repor a água perdida e ocorre uma “desidratação involuntária”.

Assim, beber água durante o treino atenua a elevação da temperatura interna, então é recomendado consumir 500 ml de água duas horas antes de qualquer exercício físico. 

Durante o treino, é importante continuar se hidratando com cerca de 150 a 300ml a cada 15 ou 20 minutos. Após o treino, mantenha a hidratação normal e, se o exercício foi mais pesado ou longo, pode precisar repor com um isotônico. Por isso a importância de fazer um acompanhamento com um profissional da área.

Como treinar em qualquer lugar e garantir água purificada

O corpo humano precisa de uma quantidade de água diária de pelo menos 2 litros, por isso, enquanto fazemos exercícios a gente não só pode beber água durante o treino, como deve.

Para você que pratica exercícios, preparamos dicas para entender se pode beber água durante o treino e qual é a quantidade certa, confira!

Por exemplo, durante um treino, perdemos água no suor, respiração e demais atividades que utilizamos para regular a temperatura corporal, por isso devemos beber a quantidade correta de água para esta ocasião.

Mas, além disso, sabia que durante os treinos também é necessário que a sua água seja purificada? Afinal, não adianta hidratar-se, mas fazer isso com uma água que vá fazer mal a sua saúde.

Diante disso, confira as garrafas purificadoras de água da Puri, ideais para um dia de treinamento em qualquer lugar garantindo água purificada.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.