Água Purific

Por que economizar água: a importância do uso racional

Purific
Escrito por Purific em 19 de outubro de 2022
Por que economizar água: a importância do uso racional
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A água é um recurso vital para o nosso planeta e, assim como quase tudo, é limitado, ou seja, uma hora vai acabar. Mesmo assim ainda existe o desperdício deste bem, seja dentro de casa, na indústria ou nas ruas. Agora, você sabe responder essa simples pergunta: Por que economizar água?

Um alerta da OMM (Organização Meteorológica Mundial) aponta que o nível de água potável no mundo cai um centímetro por ano. Além disso, apenas 0,5% da água no planeta é própria para o consumo humano.

Só este dado mostra como devemos cuidar deste bem tão precioso. Mas continue conosco neste post que vamos falar da importância do uso racional da água.

Por que economizar água?

Com certeza você já deve ter ouvido algumas frases como essas: “é necessário economizar água, pois no futuro vai faltar” ou então “se souber usar, não vai faltar”. Estes simples recados mostram porque economizar água é essencial.

70% do nosso planeta é coberto de água, mas a maioria dela é do mar e, portanto, não é própria para o consumo. Apesar de o mar ser fundamental para a nossa sobrevivência, o risco maior está na água potável, a que podemos consumir. Essa vem dos rios, lagoas e dos aquíferos que temos.

As nossas ações têm gerado a poluição das fontes de água. De acordo com a Agência Nacional de Água (ANA), o Brasil tem mais de 83 mil quilômetros de rios poluídos. Isso afeta o meio ambiente de várias formas, inclusive, na diminuição de oferta de água potável.

Outro dado alarmante é que 763 cidades brasileiras são afetadas por rios contaminados. Esse é um dos motivos do porque é importante economizar água, mas existem outros. Ela tem valor no cultivo e preparo de alimentos, para tomar banho, limpeza no geral. Já ficou um dia sem água em casa e viu a dificuldade que é?

Mas para chegar a nossa casa ela precisa estar potável, por isso passa por uma estação de tratamento. Além disso, para beber e até mesmo preparar os alimentos, o indicado ainda é utilizar uma água purificada, que passe por um purificador dentro de sua casa. Isso fará você ter o melhor proveito dela.

Por fim, adote práticas racionais no consumo de água dentro de casa. Algumas delas vamos trazer a seguir.

Economizar água na cozinha

Em primeiro lugar, nunca descongele alimentos, como um potinho de feijão ou carne, em água corrente. Utilize um recipiente maior com água para deixá-lo descongelando. Além disso, não deixe a torneira ligada enquanto lava a louça. Por fim, quando foi enxaguar a louça, evite abrir a torneira no máximo.

Economize no banheiro

A regra clássica de sempre fechar a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia é essencial. Só isso já vai economizar 12 litros de água, a cada escovação ou barbear. Outra dica é não fazer banhos longos e desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. Usar o vaso sanitário de forma consciente, sem segurar muito tempo o botão da descarga, também é uma atitude racional.

Seja racional na lavanderia

Aqui é onde o desperdício pode ser muito grande! Então, a primeira missão é lavar roupa apenas quando tiver a carga total de peças para a máquina. Evite também os enxágues demorados do aparelho. A torneira do tanque costuma também ter uma pressão maior, então não precisa abrir totalmente. Por fim, sempre acompanhe o nível da água da máquina de lavar, se está ajustado com o tanto de peças que tem.

No resto da casa

O comportamento de uso racional da água também passa por verificar sempre vazamentos, mesmo que os pequenos, dentro de casa. Além disso, se precisar lavar o carro, utilize um balde com sabão, deixando a mangueira apenas para enxaguar. Regue o jardim de forma racional também, evitando gastar muita água. Nos vasos, você pode usar um regador, sendo mais fácil e eficiente.

Economizar água é vital!

A Purific é apaixonada por água e por isso sempre incentiva o uso racional, indo além das tecnologias que aplicamos para deixá-la purificada. Agora que você entendeu porque economizar água, fica mais fácil colocar estas práticas em uso.

Temos em nossa rotina na empresa a Logística Verde Purific, que é uma maneira que encontramos para colaborar com o meio ambiente. Quer saber como ela funciona? Confira neste post que fizemos sobre o assunto!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.