Água Purific

Projeto fitness: saiba como hidratação é peça-chave para seu shape

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 29 de dezembro de 2023
Projeto fitness: saiba como hidratação é peça-chave para seu shape
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Está na hora de começar o projeto fitness para o verão. Aliás, quem aqui nunca pensou em entrar para uma academia ou começar um novo esporte assim que o ano virasse, não é mesmo? Afinal, cuidar da saúde e ter uma qualidade de vida maior faz todo o sentido como projeto de final de ano!

Porém, uma das dúvidas mais comuns de todos que iniciam esse projeto fitness é em relação a como mudar o estilo de vida para ter melhores resultados. Dietas, mudanças na alimentação são comuns. Mas, existe um passo chave para isso: a hidratação!

Nesse post, vamos te falar sobre a importância da hidratação para, além de ter uma vida mais saudável, você ter melhores resultados e conseguir aquele corpinho dos sonhos!

Qual a importância da água no corpo?

Foto grátis retrato do homem em casa bebendo um copo d'água

O corpo humano é principalmente composto por água (cerca de 60%), fazendo com que ela seja a base para o funcionamento de cada sistema interno. Portanto, antes de falar especificamente sobre a água no projeto fitness, vamos analisar o que a água traz para o seu corpo.

Hidratação celular: Como falamos, a água compõe a maioria das células do corpo. Com isso, ela é vital para processos celulares, desde a absorção de nutrientes, a eliminação de resíduos e a manutenção da estrutura celular.

Regulação da temperatura: A transpiração é um processo fundamental para regular a temperatura corporal. Isso é especialmente importante durante atividades físicas e em ambientes quentes. Por isso, após atividades físicas e em dias muito quentes, é crucial beber mais água para repor.

Lubrificação das articulações: A água está presente no líquido sinovial, que lubrifica as articulações. Dessa forma, se diminui o atrito entre as articulações e os movimentos do corpo ficam facilitados.

Transporte de nutrientes e oxigênio: A água é a base do sangue, e, por isso, auxilia no transporte de nutrientes, oxigênio e outras substâncias vitais para o funcionamento das células e órgãos do corpo.

Digestão e absorção de nutrientes: Sempre abordamos aqui no blog, como a água desempenha um papel fundamental na digestão. Ela auxilia a quebrar os alimentos e facilita a absorção de nutrientes pelo trato gastrointestinal.

Eliminação de resíduos: A água é essencial para os processos de excreção, incluindo a formação de urina. Com isso, se elimina resíduos metabólicos e toxinas do corpo.

Manutenção da pressão sanguínea: A quantidade adequada de água no corpo é crucial para manter a pressão sanguínea. Isso porque a desidratação pode levar a uma redução no volume de sangue do seu corpo, e, por consequência, afetar a pressão arterial.

Enfim, existem muitos benefícios que uma hidratação adequada traz para o corpo, desde uma melhor concentração até uma maior desempenho físico para atividades. Aliás, é sobre isso que vamos falar a seguir. 

Como a hidratação ajuda no Projeto Fitness?

Foto grátis vista de ângulo baixo do homem de construção muscular irreconhecível se preparando para levantar uma barra em um clube de saúde

Já falamos sobre a importância da hidratação para o funcionamento do corpo. Mas, quando falamos de atividades físicas, a água tem propriedades e resultados ainda mais importantes. Confira alguns benefícios.

Desempenho físico aprimorado

De forma geral, a hidratação é fundamental para melhorar o desempenho físico. Imagine uma atividade de musculação ou cardiovascular, onde a falta de água pode levar à fadiga precoce, câimbras musculares e diminuição da resistência. 

Como falamos, ao se manter hidratado, seus músculos e articulações funcionam de maneira mais eficiente, permitindo-nos realizar exercícios com maior intensidade e por períodos mais longos.

Recuperação pós-treino

Se você já praticou exercícios de forma acentuada, sabe o quanto de água você perde! Portanto, além de melhorar o desempenho durante os treinos, a hidratação adequada tem papel crucial na recuperação pós-treino. 

Após uma sessão intensa, o corpo precisa repor os fluidos perdidos, mas também facilitar a recuperação muscular. E a água auxilia no transporte de nutrientes essenciais para as células musculares, acelerando a recuperação e reduzindo a dor pós-exercício.

Controle de peso

Um dos principais objetivos de quem começa um projeto fitness é manter ou diminuir o peso corporal. E aqui, mas uma boa notícia: manter-se hidratado também ajuda nisso!

Isso porque beber água regularmente pode ajudar a controlar o apetite e contribuir para a perda de peso, quando combinado com uma dieta equilibrada e exercícios regulares.

Com isso, a água se torna uma importante aliada para quem busca a hipertrofia muscular – ganho de massa magra. Confira o que o especialista e parceiro da Purific, Leandro Twin, tem a dizer sobre a relação do consumo adequado de água e melhores resultados na academia:

Como se manter hidratado durante o projeto fitness?

Tudo bem, falamos sobre a importância da hidratação para quem vai praticar esportes e como a água atua no corpo. Mas, se manter hidratado pode ser um desafio. Confira alguns pontos de atenção. 

Estabeleça metas diárias: Tenha metas claras sobre a quantidade de água que planeja consumir diariamente. Uma boa referência de partida é consumir pelo menos 2 litros por dia. Porém, é importante saber que essa quantidade é a base, e as necessidades individuais (e conforme a carga de exercícios) pode variar individualmente. 

Veja também: 7 dicas para beber mais água durante o dia

Tenha uma garrafa de água: Nada facilita mais beber água constantemente, do que ter ela sempre por perto! Por isso, indicamos que você tenha uma garrafa de água sempre à mão, seja no ambiente de trabalho, durante o treino ou ao longo do dia em casa. 

Saiba mais sobre os benefícios da garrafa de água e do squeeze para o seu dia a dia

Fique de olho na cor da sua urina: sabia que a cor da urina pode ser um indicador da sua hidratação? Geralmente, quanto mais clara a cor da urina, é um sinal de boa hidratação, enquanto uma cor mais escura pode indicar necessário beber mais água. 

Inclua alimentos hidratantes: a hidratação não vem só da água! Por isso, para facilitar e melhorar o seu consumo, coloque em sua dieta frutas e vegetais com alto teor de água. Alguns exemplos são: melancia, pepino, alface, abacaxi e morangos.

Melhore seu projeto fitness com uma água de qualidade

Ao longo desse post, mostramos que a hidratação é uma peça fundamental para conseguir colocar em prática o seu projeto fitness e ter melhores resultados e qualidade de vida. 

E já que uma vida melhor é o seu foco, o melhor caminho é consumindo uma água BOA de verdade. 

A PURIFIC conta com purificadores, garrafas e squeezes que transformam a água da torneira em purificada, fazendo com que muitas das propriedades que citamos ao longo do post – como o transporte de nutrientes e melhoria das funções corporais –  sejam AINDA MAIS POTENCIALIZADAS!

Quer fazer um projeto fitness para esse fim de ano? Clique aqui e veja como a Purific te ajuda a conseguir uma vida mais saudável!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.