Água Purific

Quais são os tipos de água e qual a melhor para você!

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 2 de junho de 2023
Quais são os tipos de água e qual a melhor para você!
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabia que existe uma variedade de tipos de água disponíveis, cada um com suas características físicas próprias e múltiplas implicações para a saúde? 

Entender essas diferenças é fundamental para fazer escolhas sobre a melhor água para você e sua família. Afinal, a água é essencial para a vida e desempenha um papel crucial em nossa saúde e bem-estar. 

Por isso, neste post, vamos explorar os diferentes tipos de água — incluindo suas particularidades e benefícios —, além de explicar por que a água purificada é a escolha mais segura possível. 

Continue lendo para conferir!

Quais são os tipos de água existentes?

Primeiramente, desejamos ressaltar que a qualidade da água que consumimos é de suma importância. Não só para manter nossa saúde em dia, mas também para nos manter hidratados e, principalmente, prevenir doenças.

No mundo em que vivemos, com a poluição e outros problemas ambientais, nem sempre a água que chega à nossa torneira é de qualidade adequada. Por isso, a utilização de purificadores se tornou indispensável para garantir uma água mais pura e saudável. 

Agora, conheça alguns dos diferentes tipos de água existentes:

  • Água da Chuva

A água da chuva é naturalmente destilada por um processo de evaporação e condensação, o que significa que é geralmente livre de minerais e outros contaminantes. 

No entanto, quando cai e escoa pelo solo, pode absorver várias substâncias, como poluentes atmosféricos e bactérias, tornando-se não adequada para consumo sem um tratamento.

  • Água Mineral

Esta água é proveniente de fontes subterrâneas protegidas de contaminação. É conhecida por sua riqueza em minerais, como cálcio, magnésio e potássio, benéficos para a saúde. No entanto, a composição mineral pode variar bastante dependendo da fonte.

  • Água Potável 

É a água que atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelas autoridades de saúde sendo considerada segura para consumo humano. No entanto, a água potável pode provir de diferentes fontes e passar por vários processos de tratamento, o que pode afetar sua qualidade e sabor.

  • Água Salobra 

É uma mistura de água doce e a do mar, geralmente encontrada em estuários. A água salobra tem mais sal do que a doce, mas não tanto quanto a água do mar, tornando-a inadequada para consumo humano sem tratamento.

  • Água do Mar 

Esta é a água dos oceanos e mares, caracterizada por altas concentrações de sal. A água do mar não é adequada para consumo, pois o alto conteúdo de sal pode levar à desidratação.

  • Água Purificada 

A água purificada é aquela que passou por um tratamento para remover contaminantes, como substâncias químicas e bactérias. Este tipo de água é extremamente segura para consumo e pode ter um sabor mais limpo e refrescante.

  • Água Alcalina 

Este tipo de água possui um pH maior que 7. A água alcalina pode ajudar a neutralizar a acidez no corpo e trazer diversos benefícios à saúde.

  • Águas Superficiais

Como o nome sugere, essas águas se acumulam na superfície da Terra e se encontram em mares, rios, riachos, lagos, pântanos, entre outros. Devido ao seu fácil acesso, às águas superficiais são atualmente a principal fonte de abastecimento hídrico do planeta. 

Contudo, a sua qualidade varia muito dependendo de vários fatores, como a presença de poluentes, a qualidade do solo e da vegetação circundante.

  • Águas Subterrâneas

Segundo a Resolução Conama nº 396/2008, estas são águas que se encontram de forma natural ou artificialmente no subsolo. Geralmente, podem ser encontradas em espaços vazios entre rochas e nos aquíferos, sendo uma parcela significativa da água doce do planeta. 

A extração das águas subterrâneas pode ser complexa e cara devido à profundidade do lençol freático ou à presença de rochas duras. No entanto, em muitas regiões onde a água doce é escassa, as águas subterrâneas são uma excelente opção para várias atividades, incluindo residencial, industrial e agrícola.

Além disso, elas também são vitais para a manutenção da umidade do solo e para o abastecimento de muitos lagos e rios. Em áreas remotas onde a água encanada não está disponível, a água subterrânea pode ser extraída por meio de poços artesianos, tornando-se uma opção viável para o consumo.

Lembrando que, independentemente do tipo de água que você tenha acesso, é fundamental que ela passe por um processo de purificação adequado para garantir sua qualidade e segurança para o consumo.

Quais são consideráveis potáveis?

Considerar uma água como potável depende de sua qualidade e de sua adequação para o consumo humano. 

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água potável deve ser livre de microorganismos, substâncias químicas e impurezas que possam representar um risco à saúde, além de ter características sensoriais aceitáveis, como cor, odor e sabor.

A água da torneira, por exemplo, pode conter cloro e outras substâncias usadas no tratamento, enquanto a água mineral natural, comumente vendida em garrafas, é conhecida por suas propriedades minerais benéficas.

Por fim, vale ressaltar que a água potável deve sempre ser armazenada e manuseada adequadamente para evitar a contaminação após o tratamento. Sendo assim, o uso de purificadores — como os da Purific — são excelentes para garantir que a água consumida seja sempre segura e saudável.

Por que a água purificada é a melhor opção?

O melhor tipo de água para consumo humano é a água purificada.

A água purificada é a melhor escolha para o consumo humano, já que passa por todo um processo que remove impurezas, bactérias e vírus, garantindo uma água mais limpa e segura. 

Por isso, você vai gostar de saber que os purificadores da Purific conseguem retirar outras substâncias que os filtros comuns não conseguem, como:

  • 80% do flúor e pesticidas;
  • 90% das algas;
  • 90% dos metais pesados, fármacos e ferrugem;
  • 99% do cloro residual livre da água;
  • 99,99% dos vermes, vírus e bactérias.

Além disso, os nossos purificadores regulam o pH da água, garantindo que ela esteja ainda mais perfeita para o consumo.

Nossa lista de produtos inclui:

Purificadores para bancadas

Purificadores para bebedouros;

Purificadores refrigerados;

Purificadores portáteis;

Purificadores para pet.

Um copo de saúde: optando pelo melhor tipo de água

Como você pode ver, a escolha do tipo de água que consumimos todos os dias é mais importante do que parece à primeira vista. Uma boa hidratação não é apenas ingerir a quantidade adequada, mas também se certificar de que a água que consumimos é segura e de qualidade. 

A água purificada, nesse sentido, se destaca por seus benefícios à saúde e por ser uma escolha segura para o consumo diário, tanto para você quanto para sua família.

A Purific, reconhecida por sua experiência no ramo, traz as melhores opções de purificadores de água do mercado. Contamos com uma variedade de modelos para atender às diferentes necessidades dos consumidores, sempre com o compromisso de proporcionar uma água de qualidade, comprovada por testes rigorosos e respaldada por avaliações.

Acesse o nosso site e conheça melhor todos os nossos produtos. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.