Água Purific

Qual é a melhor água para consumo humano?

Purific Brasil
Escrito por Purific Brasil em 22 de fevereiro de 2023
Qual é a melhor água para consumo humano?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas pessoas buscam saúde e qualidade de vida com práticas saudáveis, como uma boa alimentação e beber água com frequência. Porém, você sabe qual água para consumo humano é a ideal?

Sim, nem toda água é própria para o consumo humano, mesmo sendo doce ou até mesmo saindo da torneira da sua casa. A água potável é a que está liberada para o uso, mas a ideal seria a purificada!

A qualidade da água para consumo humano passa pela pureza dela e é sobre isso que você vai acompanhar neste texto. Confira!

O que é água potável?

purific água pura e água potável

A água para consumo humano é denominada de potável, ou seja, está pronta para o uso e livre de impurezas. Além disso, também não tem agentes capazes de transmitir doenças, como vírus, bactérias e parasitas. Beber uma água não-potável traz o risco de vários problemas de saúde, como:

  • hepatite A;
  • amebíase;
  • leptospirose;
  • cólera;
  • lombriga.

No Brasil, é o Ministério da Saúde quem determina a qualidade da água para consumo humano. Uma portaria traz uma série de regras e critérios que devem ser seguidos, principalmente pelas estações de distribuição, para a vigilância deste serviço prestado.

Para analisar se a água é potável são feitos testes de controle que envolvem questões físicas, químicas e biológicas. É dever das Estações de Tratamento de água dos municípios brasileiros seguirem estes parâmetros:

1. Turbidez

qual-a-diferença-entre-água-potável-e-água-não-potável

Uma condição física para analisar a qualidade do líquido, já que uma água turva traz partículas em suspensão e que interferem na sua potabilidade. Esta turbidez pode ser barro, sujeiras e outros detritos. Se ela apresentar cor também, é um indício de que não é potável.

2. Micro-organismos

Na questão biológica, uma água para ser potável não deve ter micro-organismos presentes, como os coliformes totais. Além disso, se tiver a presença de bactérias ou vírus, indica que a água não é própria para o consumo.

3. Cloro e pH

O cloro, em quantidades seguras, mostra que passou por tratamento, já que ele elimina matéria orgânica. Agora, em excesso, esta substância pode fazer mal para nossa saúde. Assim como o pH, se estiver baixo indica que a água está ácida, o que tende a gerar problemas. O certo é uma água com pH acima de 7.

Qual a melhor água para consumo humano?

água purificada

A potável é a indicada e segura para o uso, mas a água para consumo humano de melhor qualidade é a purificada. Ela não é apenas limpa e própria para beber, mas também traz benefícios para nossa saúde.

A água purificada recebe um tratamento mais completo e eficiente do que nas estações de tratamento. Além disso, o purificador consegue eliminar mais substâncias do que um filtro comum, por exemplo.

Quando sai da estação de tratamento, a água faz um longo percurso até chegar à sua torneira e pode sofrer alguma contaminação. É por isso que usar um purificador se torna essencial para ter qualidade na água consumida.

purificador-de-água-com-eficiência-bacteriológica

Os purificadores têm diversos filtros capazes de eliminar micro-organismos, bactérias, metais pesados, pesticidas e fármacos. Você sabia que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada? Como isso é uma realidade para muitos brasileiros, ter um purificador é sinônimo de saúde em casa.

Por fim, além de deixar a água totalmente limpa, sem impurezas e outras substâncias prejudiciais, o purificador faz ela ser mais saudável. Sabe como? Melhorando suas características. Os refis conseguem melhorar o pH, deixando mais alcalina, ou seja, menos ácida. Por fim, o purificador também elimina odores e sabores desagradáveis, que muitas vezes a água que vem da torneira tem.

O consumo de água, ainda mais a purificada, além de evitar doenças traz vários benefícios para a nossa saúde, como:

  • regula o intestino;
  • ajuda na absorção dos nutrientes;
  • hidrata cabelo, pele e unhas;
  • melhora a disposição;
  • beneficia o fluxo sanguíneo;
  • auxilia o emagrecimento.

Purificador da Purific é a melhor opção!

Desta forma, você acompanhou que a melhor água para consumo humano não é apenas a potável, mas sim a purificada. Ela traz as vantagens de ser potável, sem impurezas, e melhora a qualidade da água.

Os purificadores da Purific são aprovados pelo Inmetro e são os únicos do mundo que recebem a patente de retenção de vírus e bactérias. Somos experts na purificação da água e, se você quiser saber cinco benefícios dela, confira neste texto sobre o tema.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.