Qual é a melhor água para cachorro: da torneira, mineral ou purificada? E qual a quantidade ideal de líquido que eles devem tomar por dia? Se você está com essas dúvidas, boa notícia: a Purific vai respondê-las neste artigo!
Um cãozinho filhote chega a ter mais de 80% do corpo composto por água. Isso comprova que não é apenas no organismo dos humanos que ela exerce funções essenciais. Só que, ao contrário de nós, os bichinhos não sabem dessa importância.
Então, hora de descobrir como incentivar os pets a beberem mais água e também como evitar que os seus filhinhos de patas fiquem doentes por ingerirem água contaminada. Acompanhe!
Quanta água o cachorro deve beber?
De acordo com a maioria dos veterinários, a quantidade de água ideal para um cachorro é de 30 a 60 ml por quilo, diariamente. Isso quer dizer que, se o seu cãozinho tiver 5 kg, ele deveria tomar cerca de 300 ml por dia (5 x 60).
Porém, é preciso entender que essa recomendação não é exata, já que vários fatores podem influenciar: raça, porte, idade, uso de medicamentos, tipo de ração (seca ou úmida) e até o clima da cidade em que o animal vive.
Vale ressaltar também que, se o pet bebe muito mais água que o normal e sem um motivo aparente – como gravidez, atividade física intensa ou uso de medicamentos -, isso pode ser um mau sinal. Neste caso, o melhor é levá-lo ao médico veterinário, para que o profissional verifique se há insuficiência renal ou outro tipo de problema.
Meu cachorro não quer beber água. O que fazer?
Se o seu bichinho se movimenta o dia inteiro e mesmo assim não quer tomar água, você pode tentar uma ou várias destas dicas:
- Troque a água dele pelo menos duas vezes ao dia, para garantir que ela esteja sempre limpa e fresca. Não se esqueça de higienizar também o bebedouro;
- Evite dar água da torneira;
- Espalhe vários potes pela casa;
- Experimente colocar cubos de gelo na água, principalmente em dias muito quentes;
- Se for um cachorro de grande porte, procure colocar o bebedouro numa altura confortável (na qual ele não precise se abaixar muito para beber);
- Tente trocar a ração seca pela úmida ou pela alimentação natural.
Caso nenhuma delas surta efeito, procure um veterinário para avaliar o caso.
Água para cachorro: não é tudo a mesma coisa! Qual opção escolher?
Assim como nos humanos, a água tem papel fundamental no organismo dos animais. Por isso, eles também precisam tomar água de qualidade.
Embora a água da torneira geralmente venha de uma estação de tratamento, ela passa por uma extensa rede de distribuição antes de chegar aí na sua residência. Neste percurso, pode haver contato com a ferrugem do encanamento, com bactérias, vírus e outros micro-organismos.
Isso sem falar do cloro e do flúor usados no tratamento, já que esses elementos químicos, quando em excesso, são igualmente prejudiciais.
Então, se você não tem coragem de beber a água da torneira da sua casa, não deveria dá-la ao seu cachorro. Se ela realmente estiver contaminada, colocará a saúde do animal em risco.
Inclusive, neste outro artigo do blog da Purific, falamos quais são as doenças – e os respectivos sintomas – que o pet pode apresentar ao ingerir esses contaminantes. Algumas podem até ser transmitidas para humanos, então, cuidado!
A água mineral pode ser uma opção. Porém, da mesma forma, se você não conhecer a procedência dela nem tiver certeza de que os galões (ou garrafas) são bem armazenados e higienizados, é melhor evitar.
Então, qual água dar ao pet?
A melhor água para cachorro é, sem dúvida, a água purificada. Os purificadores são os equipamentos mais eficientes na remoção de germes, parasitas, bactérias, protozoários e do cloro residual livre do líquido, ou seja, você e o seu bichinho estarão finalmente protegidos das doenças provocadas pela ingestão de água contaminada.
Além disso, eles são fáceis de higienizar e evitam o consumo exagerado de plástico, extremamente prejudicial ao meio ambiente. Basicamente, a pessoa só terá o trabalho de trocar o refil do purificador de água, depois de algum tempo de uso.
Como escolher um purificador de água para cães ?
A Purific ama os animais tanto quanto você e, por isso, desenvolvemos um purificador de água próprio para os bichinhos, o Purific Pet.
Apesar de compacto e muito fácil de montar, o Purific Pet tem um refil com alta tecnologia e 3 camadas de purificação. Com isso, ele é capaz de eliminar 99,99% dos vermes, bactérias e protozoários, além de 99% do cloro livre e 90% das algas, fármacos, metais pesados e ferrugens.
Ah, e todos esses dados foram comprovados por pesquisas e laudos obtidos por uma equipe com mais de 40 cientistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Se quiser entender como o Purific Pet consegue entregar a melhor qualidade de água possível para os animais, leia este artigo. Mas, caso queira vê-lo de pertinho, é só clicar aqui.
Conclusão
Neste artigo, você viu que a quantidade de água que um cachorro deve ingerir por dia é, em média, de até 60 ml para cada quilo do animal. Entretanto, fatores como a raça, a idade e o tipo de alimentação do pet podem influenciar.
Mostramos também algumas dicas para ajudar os cãezinhos teimosos a beberem mais água e explicamos por que a melhor água para cachorro é a purificada.
Purificador ou filtro de água para cachorro: saiba qual escolher
Qual a importância da água para os animais de estimação?
Água para pet: quanto devo servir? Pode ser da torneira?
Hidratação canina: saiba como manter seu cãozinho saudável
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.