Água Purific

Afinal, bebê pode tomar água? Qual o momento certo para oferecer?

Purific
Escrito por Purific em 10 de agosto de 2022
Afinal, bebê pode tomar água? Qual o momento certo para oferecer?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Antes mesmo de um bebê nascer, sua vida já começa a ser planejada. Os pais, com expectativas a mil, começam a fazer diversos preparativos. Mas você já parou para pensar se um bebê pode tomar água logo após o seu nascimento?

É fato que todo ser humano tem aproximadamente 60% da sua massa corpórea em água e que devemos beber cerca de dois litros de água por dia. 

Porém, o bebê possui necessidades diferentes de um adulto ou até de uma criança de 3 anos, por exemplo. Portanto, continue acompanhando e veja as dicas da Puri.

Água para bebês de até 6 meses

De acordo com o Manual de Orientação Departamento de Nutrologia, feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “o leite humano atende perfeitamente às necessidades dos lactentes, […] por conter substâncias com atividades protetoras e imunomoduladoras”.

Por conta disso, não é necessária nenhuma outra forma do bebê adquirir líquidos além do aleitamento materno. Caso a criança não seja amamentada, a água será ofertada através da produção da fórmula somente.

Bebê de mais de 6 meses pode tomar água?

bebê pode tomar água

Quando os bebês completam 6 meses, eles começam a introdução alimentar com algumas refeições de frutas e papinha salgada, então, a partir desse momento, a criança deve beber água.

O estômago do bebê ainda é pequeno, por isso não aguenta mais do que 800 ml em média. Porém, é necessário sempre oferecer para que não fiquem desidratados.

Neste outro artigo do nosso blog, veja a quantidade de água que os bebês tomam de acordo com o seu peso.

Crianças com mais de 12 meses

criança pode tomar água

Após completar 12 meses, a criança já tem uma alimentação semelhante à de um adulto (em quantidade menor, é claro). Por isso, é necessário oferecer a água, principalmente em dias quentes, para hidratação, regulagem de temperatura corporal, dentre outras características.

Outros líquidos

De acordo com o Manual da SBP, o primeiro passo para uma alimentação saudável para bebês com até 6 meses é “dar somente leite materno, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.”

O leite materno pode continuar a ser ofertado até os 6 meses de forma exclusiva e até os dois anos ou mais de forma complementar, conforme a Organização Mundial da Saúde.

Existe mais de um estudo demonstrando que os bebês não necessitam de líquidos além do leite materno ou leite de fórmula (que contém água na sua produção), salvo situações em que o bebê tiver febre alta, vômitos ou outra situação que aumente o risco de desidratação.

Qual é a melhor água para bebês?

A água destinada ao consumo, não só para as crianças, mas para qualquer pessoa, não deve ser de torneira, em hipótese alguma. Afinal, apesar de tratada, ela pode conter diversos micro-organismos e substâncias prejudiciais à saúde, se ingeridos em excesso.

Assim, a melhor opção é a água purificada, livre de micro-organismos, substâncias químicas e riscos radiológicos prejudiciais à saúde.

Como você pôde ver, bebê pode tomar água, dependendo da idade, peso e orientações médicas. Se quiser saber mais sobre a importância de consumir água de qualidade, veja nosso artigo que explica o que é água purificada e quais são seus benefícios para a saúde.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.