O corpo de uma pessoa adulta é composto por aproximadamente 60% de água. Já imaginou, então, os prejuízos – e até doenças – que o seu organismo pode sofrer pelo simples fato de você tomar água de má qualidade?
O líquido é fundamental em vários aspectos: regula a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, elimina as toxinas, ajuda na digestão e no correto funcionamento do intestino, dentre muitas outras funções.
Neste artigo, portanto, a Purific vai te mostrar o que é uma água de qualidade e como garantir que aquela que você toma todos os dias na sua casa esteja realmente livre de contaminantes. Confira!
O que significa tomar água de qualidade?
Você sabia que existe uma Portaria do Ministério da Saúde para definir os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água que a gente consome? É a Portaria GM/MS Nº 888/2021.
Esse ato normativo alterou o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, que já estabelecia mais de 90 parâmetros para determinar a potabilidade da água (sim, são vários!).
Olha só como o documento define “água potável” no inciso II do artigo 5º:
“II – água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido neste Anexo e que não ofereça riscos à saúde;”
Com essas informações, podemos concluir que uma água de qualidade é aquela tratada obedecendo a todos os critérios técnicos estabelecidos pelos órgãos de controle e, principalmente, livre de contaminantes (germes, vírus, bactérias, protozoários e outros micro-organismos) causadores de doenças.
Neste outro artigo do blog, falamos com mais detalhes sobre os parâmetros físicos, químicos e biológicos usados para identificá-la como potável ou não.
Água poluída x Água contaminada
Apesar de parecerem ser a mesma coisa, existe diferença entre água poluída e água contaminada – embora ambas sejam consideradas impróprias para o consumo.
Você já deve ter ouvido falar nos três “is” da água: incolor, inodora e insípida. Isso quer dizer que, em condições naturais, ela não deve ter cor, cheiro ou sabor.
Portanto, dizemos que a água está poluída quando há alteração em uma ou mais dessas características. Pode ser, por exemplo, quando acontece derramamento de petróleo, contato com lixo, agrotóxicos, fertilizantes ou outras substâncias. Apesar disso, ela não possui, necessariamente, substâncias que causam doenças.
Já no caso da água contaminada, ainda que não apresente mudanças visíveis nas suas propriedades, há essa presença de substâncias tóxicas e/ou micro-organismos que provocam patologias.
Sendo assim, ela é ainda mais perigosa e difícil de ser identificada antes do consumo. Aliás, muitas vezes, os contaminantes só são identificados em laboratórios especializados.
Não à toa, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas consomem água contaminada no mundo, ou seja, mais de 25% da população mundial.
Quais doenças podem ser causadas por água contaminada?
Tomar água de má qualidade pode provocar tantos problemas que fica até difícil listarmos todos aqui. Então, vamos mostrar as doenças mais comuns:
- Hepatite A
- Cólera
- Diarreia infecciosa
- Amebíase
- Giardíase
- Ascaridíase (lombriga)
- Febre tifoide
- Leptospirose
Posso tomar água da torneira?
Muita gente acha que não há problema em tomar água da torneira, já que ela também é tratada. Porém, não é bem assim que funciona.
De fato, a água que chega na maioria das residências passa, antes, por uma estação de tratamento (ETA), que precisa seguir todas as normas que mostramos no primeiro tópico deste artigo.
Só que a fiscalização desses parâmetros – que nem sempre é eficaz – termina quando a água chega à sua casa. Depois disso, cabe a você garantir que a caixa d’água, cisterna, filtros e tubulações estejam totalmente higienizados, livres de ferrugens e de demais substâncias poluentes.
Resumindo: o fato de a água passar por tratamento não garante que ela vá chegar aí na torneira sem nenhum tipo de bactéria, vírus ou protozoário causador de doenças.
Além disso, nem sempre as estações de tratamento conseguem eliminar todos os resíduos farmacológicos (remédios que foram excretados pelas fezes e pela urina). Outro fator de atenção é que o excesso de elementos químicos como o cloro e o flúor – usados no processo de tratamento – também é prejudicial.
Como saber se estou bebendo uma água de qualidade?
A maneira mais segura de garantir que a água que você e sua família bebem em casa seja realmente de qualidade e sem contaminantes é investir em um purificador de água.
Entretanto, não pode ser qualquer um. Para saber se um purificador realmente entrega o que promete, veja se ele possui o selo de aprovação do Inmetro, que é o órgão responsável por fiscalizar a eficiência dos produtos na retenção de partículas, na redução do cloro residual livre e na eliminação de bactérias.
No caso dos purificadores da Purific, além de aprovados pelo Inmetro, eles superam os padrões de qualidade da água potável, exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, são os únicos do mundo a receberem a patente de retenção de no mínimo 99,9% dos vírus e bactérias.
Se quiser conhecê-los de perto, é só clicar aqui. Aproveite também para entender a diferença entre água filtrada e água purificada neste outro artigo do nosso blog!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.