Que nós devemos consumir água potável e de qualidade não é segredo para ninguém, não é mesmo? Mas o que talvez você não saiba é que existem parâmetros de qualidade da água no Brasil e que devem ser respeitados.
É como se fosse uma lei e quem criou estes parâmetros foi o Conama, que é o Conselho Nacional do Meio Ambiente, em uma resolução. Todo o tratamento de água tem de passar nos critérios.
Neste texto, vamos te explicar os parâmetros de qualidade da água no país e como são analisados. Confira!
Classificação das impurezas
Existem vários tipos de impurezas na água e cada uma pode trazer problemas diferentes para a nossa saúde. As impurezas sólidas são aquelas partículas que muitas vezes ficam suspensas na água e até dissolvidas, deixando a água com o aspecto de suja, opaca.
Outro tipo de impureza é a química e, neste caso, pode ter a orgânica e a inorgânica. Alguns tipos de impurezas inorgânicas são a ferrugem ou até os metais pesados, enquanto os pesticidas ou fertilizantes são orgânicos.
As bactérias, protozoários, germes e vírus são micro-organismos e exemplos de impurezas biológicas, que também causam problemas de saúde quando ingeridos.
Parâmetros físicos
Antes de falar sobre os parâmetros da qualidade da água é importante lembrar que cada uso dela tem seus padrões específicos, seja para consumo humano, recreação, irrigação, indústria.
Em termos simples é igual a água que captamos da chuva. Ela pode ser reutilizada para irrigação de jardim, por exemplo, mas nunca para o consumo.
Os parâmetros físicos para avaliar a qualidade de água no Brasil são:
- Sabor e odor: água com gosto e cheiro podem ter fatores naturais como algas e vegetação, além de esgoto. Ela deve ser inodora e sem sabor;
- Cor: água também não tem cor, se tiver, pode ser causado por metais ou matéria orgânica, como algas;
- Turbidez: água deve ser transparente, se ela tiver turva pode haver matéria suspensa;
- Condutividade elétrica: quanto maior a quantidade de íons na água, maior é a condutividade elétrica. Ela não oferece riscos à saúde.
Parâmetros químicos
Já os parâmetros químicos avaliam a presença de sais e minerais na água usada para o consumo. Além disso, dois itens importantes são estudados:
- pH: o valor para consumo humano é acima de 7 (em uma medição de 0 a 14). Valor muito abaixo disso a água é ácida;
- Alcalinidade: é a capacidade da água de neutralizar os ácidos, por isso, quanto maior o pH, mais alcalina e menos ácida será a água.
Outros fatores analisados são os cloretos, nitrogênio, fósforo e fluoreto. Sabe quando a água chega à torneira da sua casa meio avermelhada ou marrom? Então, isso acontece quando há muito ferro (avermelhada) ou manganês (marrom na água).
Parâmetros biológicos
Por fim, os parâmetros biológicos avaliam os coliformes e as algas contidos na água. Na resolução do Conama, o padrão indicado é de 4.000 coliformes fecais por 100 ml. Enquanto as algas, quando em grande quantidade, podem trazer sabor e cheiro para água, além de toxicidade.
Elas surgem em mananciais superficiais, especialmente naqueles com elevados níveis de nutrientes (nitrogênio e fósforo), podendo produzir toxinas com efeitos adversos à saúde.
Esses nutrientes podem vir, por exemplo, de fertilizantes usados em lavouras próximas, que, com a chuva, acabam indo para o manancial.
O que classifica uma água como própria para consumo?
Dito tudo isso, o que é importante sabermos é o que classifica uma água como própria para consumo. Na resolução do Conama, é preciso observar algumas condições na água, como:
- Ausência de substâncias flutuantes;
- Não ter resíduos sólidos;
- Não ser turva;
- Ter pH acima de 7;
- Não exceder limite de coliformes termotolerantes;
- Não ter substâncias que apresentem cheiro e sabor.
Então a água da torneira é a ideal para a saúde?
Por mais que a água que chega até nossa torneira passe por uma estação de tratamento, a água dela não é indicada para o consumo humano direto. Isso acontece porque da estação até sua torneia, a água passa por tubulações que podem estar deterioradas, adquirindo ferrugem e outras substâncias na passagem.
Por isso, é importante ter um purificador em casa, porque ele elimina todas as impurezas da água, deixando-a pronta para o consumo. A Purific, por exemplo, entrega uma água muito mais pura e com qualidade para você e sua família.
Somos os únicos que atendem aos padrões do Inmetro e também da OMS (Organização Mundial de Saúde) para garantir uma água potável. Os purificadores da Purific são os únicos do mundo com retenção mínima de 99,9% das bactérias e vírus.
Clique aqui para conferir a nossa linha de purificadores e aproveite para compartilhar este texto com os seus amigos. Assim, eles também poderão cuidar da saúde!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.