Água Purific

Água limpa? Como identificar se a água é própria para consumo?

Purific
Escrito por Purific em 19 de julho de 2021
Água limpa? Como identificar se a água é própria para consumo?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cada vez mais estamos em busca de produtos saudáveis e que nos proporcionam mais qualidade de vida. E nessa busca, uma água limpa tem que ser uma das prioridades para não colocar tudo a perder.

Mas como identificar se a água é própria para o consumo? Água da torneira serve? E a do filtro? São muitas dúvidas para um líquido essencial para nossa existência, não é mesmo?

Por isso, neste texto, vamos contar tudo sobre água limpa e quais as principais características para ela ser própria para o consumo! Confira!

Qual é a importância da água limpa?

Beber água é fundamental para o organismo. Ela ajuda a controlar nossa temperatura, a distribuir melhor os nutrientes e ter uma melhor digestão. Agora para você não ver sua saúde indo por água abaixo, é preciso analisar se a água é limpa. Se ela não está, por exemplo, contaminada.

Consumir água contaminada pode representar um perigo para a saúde, tanto a curto como a longo prazo. Água contaminada pode acarretar doenças como cólera, hepatite A, leptospirose, giardíase, ainda mais em crianças e idosos, que sofrem com alterações no sistema imunológico.

Muitas dessas doenças são causadas por micro-organismos, que assim como nós, precisam de água para sobreviver. Mas essas doenças chegam até nós quando a água não passa por tratamentos de limpeza e de purificação que elimina os micro-organismos que contaminam a água.

Isso piora em países que não têm qualidade no saneamento básico, como o Brasil, onde apenas 66% das casas têm acesso à rede, segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Quais as dicas para saber se a água está limpa?

Para saber se a água está realmente limpa, você pode ficar atento a algumas características dela e, com isso, analisar os riscos de consumi-la. A água não pode ter cor, cheiro e nem gosto. Então comece por estes fatores:

  • Cor: pegue o copo de água e coloque contra a luz. Assim, você consegue ver nitidamente se ela está incolor ou se há algo nela, como partículas sólidas. Se você conseguir ver através do copo, é um bom sinal;
  • Cheiro: cheire a água para notar se tem algum cheiro específico. A água que não está própria para consumo pode ter odores. Se a água tiver algum cheiro, não consuma;
  • Sabor: não é o mais recomendável provar água que você não conheça a procedência. Se você não estiver seguro da qualidade dela, não tome.

Neste último caso, se for possível, você pode pedir uma análise para um laboratório. Porque mesmo que a água seja cristalina e não tenha cheiro, ela pode conter micro-organismos que fazem mal para a saúde.

Uma portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define os padrões de água boa para o consumo. O laboratório fará testes de acordo com essa portaria e analisará os padrões para o consumo humano.

Mas, para facilitar o seu dia a dia, você pode contar com purificadores de água, que vão retirar as substâncias contaminantes da água e também melhorar a qualidade dela.

Quais os malefícios de beber água imprópria?

Como já dissemos, beber uma água imprópria para o consumo pode trazer vários problemas de saúde. Por isso, na dúvida sobre a qualidade da água, não consuma.

Dentre as doenças provocadas por tomar água contaminada estão:

  • Leptospirose;
  • Infecção intestinal;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre tifoide;
  • Hepatite A;
  • Cólera.

Por isso, opte por ter em casa um purificador de água, como os da Purific. Assim, você terá certeza de estar tomando água limpa e potável. Lembre-se de que mesmo que a água seja tratada em uma estação de água na sua cidade, até chegar à torneira ela pode se contaminar no caminho.

A Purific tem parceria com a Universidade Estadual de Maringá, onde mais de 40 cientistas trabalham na pesquisa voltada para redução de contaminantes presentes na água. Então, além de você ter uma água pura, livre de contaminantes, você terá uma água de qualidade, com o pH ideal para te dar mais saúde!

Se você se interessou pelos nossos purificadores e quer ter uma água com mais qualidade em casa, confira nossa linha de produtos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *