Água Purific

Qual o pH ideal da água para consumo?

Purific
Escrito por Purific em 22 de dezembro de 2021
Qual o pH ideal da água para consumo?
Junte-se a nós e descubra o melhor da água!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A água, basicamente, não pode ter gosto, cheiro e nem cor, entretanto, para ser saudável para o consumo precisa ser mais do que isso. O pH ideal da água, por exemplo, deve ser analisado se ela está ácida ou alcalina. 

Dependendo do nível do potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio, o famoso pH, isso vai interferir na alcalinidade da água. E a água levemente mais alcalina pode trazer benefícios para a nossa saúde.

Ficou curioso agora para saber qual o pH ideal da água? Quer ver como isso funciona e como faz bem para o nosso organismo? Acompanhe a gente neste post. 

Afinal, o que é pH da água?

ph da água

Em primeiro lugar, vamos entender o que é esse potencial hidrogeniônico na água. O pH é uma medida para avaliar o grau de acidez ou alcalinidade, não só da água, mas de muitas outras substâncias. Essa medição é uma variação que vai de 0 até 14.

Portanto, o valor considerado neutro é o 7, um pH muito acima disso, por exemplo próximo a 14, indica que a água está muito alcalina, por outro lado, se a água está mais próxima do 0 significa que tem um aumento do grau de acidez. Existem, inclusive, medidores de pH de água no mercado, para você fazer em casa se quiser. 

Apesar de o pH ser famoso por causa da água, muitas outras substâncias, como um suco, um refrigerante, tem o seu indicador e pode ser analisado. O suco de limão, por exemplo, tem um pH ácido, por volta de 2,6.

Qual o pH ideal da água para consumo humano?

ph ideal da água

Agora que sabemos o que é, vamos analisar qual é o pH ideal da água para o consumo humano, principalmente, em relação à qualidade e os benefícios que a alcalinidade pode trazer para a nossa saúde. 

Primeiramente, o Ministério da Saúde, em uma portaria que dispõe sobre a vigilância da qualidade da água fornecida nas cidades brasileiras, estipula que em nosso sistema de distribuição, o pH da água esteja entre 6 a 9,5. Se considerarmos que o pH neutro é 7, o ministério recomenda uma água, se possível, levemente mais alcalinizada do que ácida

Em relação à nossa saúde, o nosso sangue tem um pH neutro, dentro da faixa dos 7, e qualquer desequilíbrio o próprio organismo faz a regulagem. Porém, podem ocorrer falhas nessa regulagem — e aí um médico deve ser consultado —, deixando o sangue ácido, por exemplo, o que pode trazer problemas de saúde. 

Por isso, beber uma água levemente mais alcalina ajuda o nosso organismo nessa missão de neutralizar uma possível acidez. A água alcalina é essencial também para aumentar a imunidade, melhorar a estrutura óssea e melhorar a hidratação. 

Alguns estudos mostram que consumir água um pouco mais alcalina traz benefícios para a saúde. Um outro estudo aponta que a água alcalina ajuda no tratamento do refluxo

Como consumir água de qualidade?

Por mais que o Ministério da Saúde determine um padrão do pH na distribuição da água, é difícil avaliar qual é o valor que chegará à sua casa. Além disso, uma pesquisa mostrou que de 14 águas engarrafadas, 10 tinham pH levemente ácido

Por isso, é importante contar em casa com um purificador de água que regule o pH da água, alguns, inclusive, deixam esse índice levemente mais alcalino. 

Qual o melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro?

Vale destacar que todos os refis da Purific regulam o pH da água e, alguns como o Refil Alcalinum, eleva o pH da água para 9, deixando mais alcalina e perfeita para o consumo. Além disso, todos os nossos produtos são aprovados pelo Inmetro.

Se você quiser saber mais sobre o que é água alcalina e os benefícios dela para a saúde, é só conferir o artigo que fizemos sobre o assunto.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

One Reply to “Qual o pH ideal da água para consumo?”

Geraldo J. Almeida

Agradeço pelas informações, muito importante.